Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Conheça sete ilhas e arquipélagos na costa brasileira

Brasil, por Kleber Patricio

Praias de Ilha Grande estão entre as mais belas do país. Fotos: Divulgação/Civitatis.

No território brasileiro, é possível encontrar diversas categorias de ilhas e arquipélagos. Dada a extensão do nosso litoral, o Brasil tem majoritariamente ilhas continentais, que são uma espécie de extensão do continente, e ilhas oceânicas, que estão localizadas a mais de 250 km da costa. Além disso, contamos também com as ilhas fluviais, formadas em áreas cercadas por rios.

Apesar das diferentes categorias e nomenclaturas, no Brasil não faltam opções de ilhas e arquipélagos para os viajantes que buscam se aventurar em meio à natureza exuberante. Estes destinos são verdadeiros tesouros e estão prontos para serem descobertos. De praias de areias brancas e águas cristalinas a trilhas deslumbrantes e ecossistemas únicos, cada uma dessas ilhas promete uma viagem repleta de paisagens incríveis, cultura local e momentos memoráveis.

A Civitatis, plataforma líder em passeios e atividades, fez uma seleção especial de experiências em sete ilhas e arquipélagos paradisíacos no Brasil. Embarque nesta jornada e veja a lista completa:

1 – Fernando de Noronha

Queridinho dos brasileiros e de estrangeiros que visitam o país, Fernando de Noronha é um dos destinos mais fascinantes do Brasil. Situado a cerca de 350 km da costa, o arquipélago tem praias espetaculares e natureza abundante. Na Civitatis, é possível encontrar mais de 20 opções de atividades e excursões em Noronha.

2 – Ilha de Boipeba

Localizada no litoral da Bahia, a Ilha de Boipeba é parte do Arquipélago de Cairu. Para chegar à ilha, é possível sair de diversas cidades como Salvador, Valença, Torrinha e Morro de São Paulo. É o lugar ideal para quem procura tranquilidade, contato com a natureza e belíssimas praias. A Civitatis tem 9 opções de atividades e excursões em Boipeba.

3 – Ilha dos Frades e Itaparica

As embarcações em direção à Ilha dos Frades e à Ilha de Itaparica saem do Terminal Marítimo de Salvador. Para quem tem menos tempo, é possível fazer uma travessia pela Baía de Todos os Santos e conhecer as duas em um mesmo passeio. Durante o dia, os viajantes têm direito a uma pausa para o almoço e algumas paradas para nadar em águas cristalinas. As reservas podem ser realizadas neste link.

4 – Ilha de Anchieta

Quem visita Ubatuba pode fazer um passeio de escuna para conhecer dois lugares impressionantes da costa de São Paulo. A ilha de Anchieta conquista os visitantes pela beleza de suas praias e pelo mistério das ruínas de um antigo presídio. E a praia das Sete Fontes, por sua vez, é uma das mais bonitas do litoral paulista e só pode ser acessada por mar ou trilha. As reservas podem ser realizadas neste link.

5 – Ilhas de Paraty

A baía de Paraty conta com cerca de 65 ilhas e algumas delas podem ser visitadas de barco. Durante a Excursão às ilhas de Paraty, são feitas quatro paradas: Praia Vermelha, Lagoa Azul, Saco da Velha e ilha do Algodão. É um passeio ideal para quem aprecia um banho de mar e gosta de fazer snorkel.

6 – Ilha Grande

A Ilha Grande é uma das ilhas mais conhecidas do Brasil e é parte do estado do Rio de Janeiro. Com natureza preservada, pousadas e restaurantes, este destino tem opções para todos os gostos e bolsos. Entre trilhas e passeios de barco, oportunidades de passear não faltarão. Na Civitatis, é possível encontrar mais de 25 opções de atividades na Ilha Grande.

7 – Ilhas do norte de Ubatuba

O Passeio de lancha pelas ilhas do lado norte de Ubatuba começa na famosa Ilha das Couves, onde é realizado um tour panorâmico com mergulho. Os viajantes também conhecem a Caverna da Bruxa e a Ilha dos Porcos. Para o almoço, é feita uma parada na Praia da Almada. A última Ilha do passeio é a Ilha do Prumirim.

Sobre a Civitatis | A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 89.100 atividades em 3.800 destinos de 160 países.

(Fonte: Com Ananda Saori/Civitatis)