Ver com os dedos e sentir com a alma. Esse é o principal objetivo das exposições que chegam ao Museu da Imagem e do Som em São Paulo, trazendo fotos convencionais e em forma de arte tátil para que pessoas com deficiências visuais possam ‘ver’ os conteúdos. Visitantes podem conhecer a exposição ‘Ancestrais’ fica disponível a partir de 2 de setembro e traz fotos e obras da fotógrafa Sitah, bem como de outros membros do Instituto Olga Kos que passaram pelo workshop com a artista. Os integrantes que participaram das oficinas possuem deficiências intelectuais ou são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Cada fotografia foi refeita em forma de obras em alto relevo – etapa que contou com o trabalho de alunos dos cursos de Design e Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Além disso, os estudantes também analisaram as melhores formas das obras ficarem expostas no museu; ou seja, cuidaram de toda a expografia.
Na mostra, que ficará funcionando durante 20 dias, as obras da fotógrafa e dos membros do Instituto Olga Kos estarão misturadas a fim dos visitantes não saberem quem foi o autor de cada uma. A exposição aborda a ancestralidade e natureza viva. “O Instituto Mauá de Tecnologia estende a sua atuação para a comunidade externa, já que o apoio ao social é um dos pilares da instituição. Por isso, abraçamos essa iniciativa a fim de levar cultura e conhecimento a ao mesmo tempo, abraçar a inclusão. Queremos que todos os nossos alunos entendam a importância de serem ótimos profissionais e cidadãos, realizando trabalhados que contribuam com a sociedade”, explica Katakura.
O Museu da Imagem e do Som fica localizado na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa (SP), e funciona de terça à sexta, das 10h às 19h, de sábado, das 10h às 20h, e de domingo e aos feriados, das 10h às 18h.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento (Criatividade, Negócios e Tecnologia), apoiados por 130 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.
A interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.
O IMT é reconhecido como uma das principais instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina, com acreditações e parcerias internacionais. Até hoje, mais de 22 mil profissionais formados pelo IMT destacam-se no mercado, empreendendo e ocupando posições de liderança.
(Fonte: Com Giovanna Favero/Trama Comunicação)