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Sinfônica de Campinas interpreta a peça “El Amor Brujo” este final de semana

Campinas, por Kleber Patricio

osmc_6000175_1Passional, sedutora e carregada de contrastes sonoros, a composição El Amor Brujo, que inspirou o famoso filme do diretor Carlos Saura, está no repertório dos próximos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em homenagem aos 140 anos de nascimento e 70 de morte de seu autor, o compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946). Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro e participação especial da cantaora Helena de Los Andes, o programa traz, ainda, a também popular suíte El Sombrero de Tres Picos, de Falla e a Sinfonia em Ré Maior, de Juan Crisóstomo de Arriaga.

Compositor e pianista, Manuel Maria de Falla iniciou os estudos de música orientado pela mãe, que era pianista. Com ela apresentou-se pela primeira vez em público, tocando um arranjo para quatro mãos do oratório de Haydn, As Sete Palavras do Cristo na Cruz. Essa obra – que, um século antes, o mestre alemão tinha escrito para a igreja de San Francisco de Cádiz – exerceu marcante influência na vida de Falla. Ao ouvi-la durante as cerimônias da Semana Santa, decidiu dedicar-se à música, abandonando a inclinação inicial para a literatura.

De 1901 a 1904, residindo em Madri, de Falla estudou composição com Felipe Pedrell. Foi esse notável musicólogo quem lhe despertou o interesse pela música nacional da Espanha.

Foi como pianista que passou a ganhar a vida em Paris (1907), onde se tornou amigo de Debussy e Ravel e conheceu Albéniz. Teve contato também com a música russa, sobretudo a de Mussorgsky. A permanência do músico em Paris teve resultados importantes para o desenvolvimento do seu estilo. Quando retornou a Madrid (1914), esses resultados se fizeram sentir através dos bailados El Amor Brujo (1915) – cuja Dança Ritual do Fogo tomou conta das salas de concerto – e El Sombrero de Tres Picos (1919).

Crédito da foto: Barbara Schuckar.

Crédito da foto: Barbara Schuckar.

Solista

A solista Helena de los Andes estudou dois anos de piano clássico e um ano de técnica vocal com Marilena de Oliveira, do Teatro Municipal de São Paulo. Foi cantora do circuito alternativo paulistano, de 1985 a 1991, quando foi convidada a integrar uma companhia de dança flamenca como cantaora. Tem vasto currículo como performer na capital, apresentando sempre seus shows com estética de cabarés berlinenses. Trabalhou com as maiores companhias brasileiras ao longo de seus 25 anos de carreira no flamenco. Atualmente é cantora oficial de três companhias de arte flamenca – Centro de Arte Flamenca de Campinas, Café Tablao e Estudio Soniquete Arte Flamenca.

Publicou Nove Contos, livro de contos flamencos pela Editora Kazuá, em 2012.

Em 2013 interpretou duas árias da ópera Carmen, de Bizet, Habbanera e Seguidille, no espetáculo homônimo, da companhia Café Tablao, em Campinas. É cantora puxadora de samba do Afoxé Oya Obirim Odé, do Ponto de Cultura Caminhos, de Hortolândia.

Programa

JUAN CRISÓSTOMO DE ARRIAGA (1806-1826)

Sinfonia em Ré Maior

MANUEL DE FALLA (1876 – 1946)

Suíte de El Sombrero de Tres Picos

El Amor Brujo

Serviço: 

Orquestra Sinfônica de Campinas

Regência: Victor Hugo Toro

Solista: Helena de Los Andes (cantaora)

Quando: dias 26 (sábado), às 20h; 27 (domingo), às 11h.

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, Campinas) – Telefone (19) 3272-9359.

Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (estudantes, aposentados), R$10,00 (professores das escolas públicas e privadas de Campinas e das cidades da Região Metropolitana, pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências) e R$5,00 (estudantes das redes municipal e estadual).