Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Músico brasileiro revive ‘Birds on the wires’ em espetáculo inédito com mais de 60 imagens de pássaros na rede elétrica

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Foto: Paulo Pinto/Agência Estado.

Em uma fusão inusitada entre natureza e música, o artista multimídia brasileiro Jarbas Agnelli revela uma nova dimensão de sua icônica melodia ‘Birds on the wires’ – em português, ‘Pássaros nos fios’. O espetáculo foi apresentado na última quinta no evento Prêmio Abradee 2024, e encantou o público com uma experiência musical visualmente impressionante com a versão inédita da música, agora chamada de ‘Sinfonia da Distribuição de Energia’.

A história começou em 2009, quando uma simples foto (registrada por Paulo Pinto/Estadão) de pássaros pousados nos fios elétricos publicada no jornal inspirou Agnelli a transformar a imagem em música. O alinhamento dos pássaros nos fios, coincidindo com a disposição das notas em uma pauta musical, levou Agnelli a criar uma melodia baseada na posição das aves. O resultado foi um vídeo viral e um reconhecimento global, incluindo uma apresentação no Museu Guggenheim em Nova York.

Agora, a convite da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Agnelli expande sua visão com a nova versão da Sinfonia da Distribuição de Energia. Utilizando 60 imagens, de um repositório de 10 mil imagens de pássaros em fios elétricos capturadas por todo o Brasil pela Associação dos Observadores de Pássaros, a obra se torna uma celebração visual e musical da biodiversidade brasileira. As imagens foram enviadas de todas as regiões onde estão presentes as distribuidoras de energia elétrica associadas à Abradee.

Jarbas Agnelli. Foto: Divulgação.

O espetáculo, idealizado pela agência Africa Creative, contará com a participação de 15 músicos e terá duração de 8 minutos. A sinfonia inédita foi elaborada em menos de dois meses, com Agnelli compondo uma melodia exclusiva que traduz a harmonia dos pássaros em fios para uma experiência orquestral única.

Para Agnelli, reviver a Sinfonia da Distribuição de Energia é como retornar a uma conversa antiga, mas com novas histórias para contar. “A cada imagem de pássaro sobre os fios elétricos, vejo uma nota que traduz a diversidade e a beleza da nossa fauna. Esta nova versão é uma celebração da natureza e da energia que movem nosso país. Espero que o público sinta a mesma emoção que senti ao compor cada melodia.”

O Prêmio Abradee 2024 está na 26ª edição e reconhece e premia anualmente as distribuidoras de energia do Brasil que se destacaram pelo compromisso com a qualidade, segurança e inovação em suas operações. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Abradee no YouTube e terá cobertura em tempo real no Instagram da associação. Após o evento, um vídeo síntese da sinfonia será disponibilizado em todas as redes sociais da Abradee. Ouça a Sinfonia da Distribuição de Energia.

(Fonte: Com Larissa Haddock Lobo/Agência A+)