A 2ª Mostra de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Indaiatuba – evento que integra o festival Novembro em Cena – entra em sua reta final, mas ainda oferece muitas atrações para toda a família nesta semana. Além de espetáculos sob medida para o público infantil e juvenil, como Cinco Semanas em Um Balão, com o grupo Sabre de Luz Teatro e Pluft, O Fantasminha, com o grupo de teatro da Secretaria de Cultura, entre outros destaques, o encerramento trará a peça Oleanna no dia 27, na Sala Acrísio de Camargo, com os atores Marcos Breda e Luciana Fávero, com direito a debate com o público após a apresentação. Informações: (19) 3894-1867.
Programação
Dias 21, 22 e 23: Palhaço de Cordas
Projeto Intervalão
Criação: Fernando Milani (ator) e Estevão Devides (violinista)
Horário: 10h / 14h / 17h
Local: Praça Dom Pedro II
Sinopse: Palhaço de Cordas nasce da necessidade de explorar e manipular diferentes formas de expressão, de transgredir o natural buscando o inexplorado. Compreendemos que o desafio das leis naturais pelo corpo humano está presente tanto na habilidade do palhaço malabarista como no dedilhar do violonista clássico. Tanto um como o outro que se habilite a realizar este desafio vive num tempo exclusivo ou no momento único da execução de seu espetáculo; no seu próprio tempo, ambos desafiando seus limites. O espectador que vê é o mesmo que ouve. O espectador que delicia seus ouvidos com o som, brinda sua visão com o movimento, a indumentária, oscilando entre o sonho e o grotesco, a fantasia e o cômico. Os momentos são solenes, mas podem ser também de relaxamento, seguidos de outro de surpresa de assombro, de riso ou irreverência. Estamos diante de uma sala de concertos ou de um picadeiro mal iluminado? O foco convergente de nossa atenção é o nosso ouvido ou nosso olhar? Teríamos mais outras formas sensoriais de desfrutar de toda a cena? Estamos diante do rigor de um recital ou da descontração de um exercício permanente de expressão artística?
Dia 23: O Engano
Grupo: Cia. Teatral Marli Lopes
Direção: Rogério Barbatti
Autor: Claudio Damasco
Horário: 20h
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: O Engano conta a história de um casal de idosos que acham entradas para o cinema. Porém, até que saiam para o passeio, se envolvem em diversas confusões… esperar parece simples não é? Mas essa é uma das tramas que rondam nosso espetáculo, a um engano maior, tanto para o público quanto para os nossos personagens, que é revelado durante a história por quem não se deixar enganar. O bom humor e o companheirismo desse casal não deixam que a doença domine sua mente apagando suas histórias. A verdade ninguém sabe, nem sempre dá pra sorrir quando não se entende o que acontece, mas para essa dupla tão comum e absurda ao mesmo tempo, tudo pode ser tão leve quanto uma pluma, trágico como um drama de William Shakespeare ou uma comédia satírica de Molière. O Mal de Alzheimer que tanto assombra nossos idosos do mundo chegou para Florisbela e Rodolfo; só “esqueceram” de avisá-los. A relutância e o medo em aceitar esta demência os envolvem em situações extremamente inusitadas e absurdas, que levarão o público a se divertir muito, a se emocionar e a repensar em atitudes e cuidados que tem por si ou por amigos e familiares.
Dia 24: Na Boleia do Caminhão
Grupo: Danceatro
Direção: Junior Grotto
Autor: Junior Grotto
Horário: 20h
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Dia 25: Prática Incessante
Grupo: Coletivo Fleuma
Direção: Marcus Mazieri
Dramaturgia: Pamela Martelli
Horário: 18h
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: a vida pode ser só uma vida, mas pode também ser uma prática incessante. Com esta prática incessante é que o sol, a lua e as estrelas se deslocam pelo firmamento afora e a grande terra, o espaço sideral, o corpo e mente corretos, os quatro elementos e os cinco agregados têm sua existência e razão de ser. Partindo do termo ‘prática incessante’ do mestre zen-budista Eihei Dogen, do séc. XI e abordando a vida cotidiana e seu incessante desenrolar de pensamentos e sentimentos, os sete atuantes, com movimentos, música, cantos e chá, destrincham as relações por trás de toda existência, encontrando as sensações primordiais que fazem de nós seres vivos.
Dia 25: Auto da Anunciação
Grupo: Cia. Cênica
Dramaturgia: Clara Roncati
Direção: Fagner Rodrigues
Horário: 20h
Local: Praça Dom Pedro II
Sinopse: circulando desde 2009, Auto da Anunciação é sucesso de crítica e público e foi apresentado para mais de 120.000 pessoas. Após mais um longo dia de caminhada, uma comitiva de viajantes sertanejos decide descansar. Ao fazer sua oração, sob a noite iluminada por uma estrela cadente, relembra o nascimento de Jesus. A narrativa desenrola-se em canto, prosa e verso. Com estrutura de musical e utilizando-se da linguagem melodramática, o espetáculo é ambientado em um universo regionalista, apresentando, ao vivo, canções que compõem a memória da cultura paulista, como Meu primeiro amor, Ave Maria do Sertão, Sertaneja, Cuitelinho e Flor do Cafezal, entre outras.
Dia 26: Cinco Semanas em Um Balão
Grupo: Sabre de Luz Teatro
Direção: Joyce Salomão
Autor: Júlio Verne
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Sinopse: a peça, inspirada no primeiro livro de Júlio Verne, um dos mais fantásticos escritores de aventuras e ficção científica de todos os tempos, traz a ideia de dedicar-se ao que de fato tem importância explorar sua verdadeira vocação; nesta embarcação, somos levados à aventura de acreditar que nossos sonhos são possíveis.
Dia 27: Pluft, O Fantasminha
Grupo: Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura
Direção: Gerê Canova
Autora: Maria Clara Machado
Horário: 16h
Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Sinopse: Pluft é uma fantasminha muito esperto que vive com a sua mãe no sótão de uma velha casa à beira-mar. Tudo iria bem se não fosse a chegada inesperada do terrível pirata Perna-de-Pau, que aparece à caça de um tesouro escondido naquela velha casa. Numa aventura repleta de emoção e suspense, nossa fantasminha defenderá o seu território com a ajuda da doce Maribel. Mas para isso, as duas precisarão se unir antes, pois Maribel tem medo de fantasmas, enquanto Pluft tem medo de gente. De forma lírica e envolvente, a história fala da busca da identidade e dos medos infantis, propondo uma reflexão frente ao temor do desconhecido.
Dia 27: Oleanna, com Marcos Breda e Luciana Fávero
Direção: Gustavo Paso
Texto: David Mamet
Horário: 17h
Local: Sala Acrísio de Camargo
Sinopse: prestes a ser reprovada, uma aluna procura seu professor e lhe cobra maior empenho na arte de ensinar. Este é o ponto de partida de três encontros entre os dois personagens que o espetáculo Oleanna traz, mostrando a relação de poder que se estabelece entre um professor e sua aluna. Em meio a diversos desentendimentos e desencontros que se estabelecem e diante da impossibilidade de comunicação, a relação perde o controle, com um desfecho surpreendente. Oleanna é uma tragédia da incomunicabilidade, segundo o autor norte-americano David Mamet sobre sua própria peça. Após a peça haverá uma conversa com os atores e o público debatendo a temática.
Serviço:
Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.