Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ela transformou a dor em amor, mesmo após uma vida de abusos

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro. Foto: Divulgação.

Dor, superação e amor são as forças condutoras da narrativa de ‘Todos os Amores de Lourdes’, obra do escritor Sidney Nicéas que mescla a brutalidade de uma história real com a delicadeza da escrita romanceada. Publicado pela Editora Mangue, o livro resgata as vivências de Lourdes Alencar, brasileira natural de Recife (PE) nascida em 1950. Desde a infância, ela enfrentou uma série de injustiças e desafios inimagináveis, mas sem nunca se deixar amargurar.

Violentada por anos pelo próprio genitor, ganhou na vizinhança, que fazia vista grossa ao crime, o infame apelido de ‘mulher do pai’. Mesmo vítima de tamanha desumanidade, ela cresceu acreditando na transformação do sofrimento em força para ajudar outras pessoas em situações de vulnerabilidade. Mãe biológica de três filhos e adotiva de outros 10, teve a vida marcada por extrema dureza, mas também por muita espiritualidade e senso de liderança comunitária.

De alvo de chacota quando menina, ela se tornou uma benzedeira requisitada, atuou em campanhas políticas de figuras renomadas na região e conheceu personalidades como Reginaldo Rossi, Frei Damião e Chico Xavier. Apesar de todas as adversidades, Lourdes construiu uma trajetória de resiliência, guiou a família com rigor e carinho e conquistou posição de destaque em sua comunidade.

Num Brasil marcado por altos índices de violência de gênero, Lourdes emerge como um símbolo de resistência e transformação. Ao expor as cicatrizes profundas deixadas pelos abusos, Sidney Nicéas não apenas revela a crueldade de um sistema que silencia e oprime, mas também ilumina o poder de superação e o impacto positivo que uma vida dedicada ao cuidado do outro pode ter no mundo em que vivemos.

No primeiro volume dessa biografia composta por dois livros – o segundo ainda em produção – o autor aborda temas difíceis de forma instigante e envolvente. Ele transita entre a realidade e o lirismo fluidamente e sem perder de vista a veracidade dos eventos. Essa abordagem literária torna a leitura não só educativa, mas também emocionalmente impactante, transformando-a em espelho para uma sociedade que precisa urgentemente refletir sobre suas práticas e buscar formas de proteger e empoderar crianças e mulheres.

Mais do que apenas recontar uma tragédia, ‘Todos os Amores de Lourdes’ serve como poderosa inspiração para aqueles que já enfrentaram adversidades e buscam seguir em frente com compaixão por si e pelos demais. Os relatos de Lourdes Alencar, tão dolorosos quanto fascinantes, servem como ode à resiliência do espírito humano e convidam os leitores a encontrar em suas próprias experiências fontes de empatia, cura e renovação.

Ficha técnica

Livro: Todos os Amores de Lourdes, vol. 1

Autoria: Sidney Nicéas

Editora: Editora Mangue

ISBN: 978-85-911734-1-9

Páginas: 226

Preço: R$60,00

Onde encontrar: Loja virtual.

Sidney Nicéas. Foto: Juliana Andrade.

Sobre o autor | Sidney Nicéas é escritor e tem publicadas as obras ‘O Que Importa é o Caminho’, ‘O Rei, a Sombra e a Máscara’, ‘A Grande Ilusão’, ‘Vic e o Homem Feito de Nuvens’, ‘Noite em Clara – Um Romance (e uma Mulher) em Fragmentos’ e ‘Todos os Amores de Lourdes”. Colunista de Literatura, desde 2017 preside a Ideação, correalizadora da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. É graduado em Relações Públicas com MBA em Gestão de Pessoas, Pós-Graduado em Escrita Criativa. Editor, é o criador do selo editorial Mangue, projeto tocado pela sua assessoria de comunicação em parceria com o poeta colombiano Carlos Sierra e o jornalista e escritor paulistano Ricardo Mituti. Professor universitário, dá aulas de criatividade, marketing, gestão e escrita criativa, tendo lecionado disciplinas programáticas e/ou cursos em entidades como a Universidade de Coimbra (POR), Universidad de Los Andes (COL), Ibraco (COL), IPOG (PE-BRA), Unigragrio (BRA-RJ) e Unifg (BRA-PE).

Redes sociais do autor: YouTube | Instagram | Facebook.

(Fonte: Com isael Freitas/LC – Agência de Comunicação)