Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Escola de Música abre vagas para ensino inclusivo

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: SJ Objio/Unsplash.

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) está com inscrições abertas para aulas de Violino do Projeto Música Interior,  que é voltado ao ensino musical inclusivo. Ao todo serão oferecidas 10 vagas por meio de cadastro prévio para pessoas com deficiência visual e outras 10 direcionadas à instituição Somos do Bem.

As aulas acontecerão duas vezes por semana no período matutino no núcleo da Associação dos Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI), que funciona nas dependências da Faculdade Anhanguera. Horários e dias da semana serão definidos de acordo com a disponibilidade dos alunos e professores. Os interessados têm até 29 de setembro para se inscrever acessando o formulário aqui. Além de ser morador de Indaiatuba, os critérios de seleção incluem ordem de inscrição, faixa etária (a partir de 9 anos de idade) e quantidade de vagas oferecidas. Já as inscrições destinadas a Somos do Bem seguirá o processo de seleção da própria instituição.

O Projeto Música Interior é um programa de formação musical inclusivo para pessoas com deficiência que residam no município de Indaiatuba (SP), é mantido pelo repasse de valores decorrentes de uma condenação por dano moral coletivo pela Justiça do Trabalho de Indaiatuba em cooperação com o Ministério Público do Trabalho em Campinas e realizado por intermédio da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Emosi).

Sua proposta é promover o desenvolvimento pessoal e criativo dos alunos sensibilizando a sociedade sobre capacidade e talento no campo musical de pessoas com deficiência. Além disso, visa criar um ambiente seguro e acessível, possibilitando uma participação ativa na formação e produção musical com potencial para atuação profissional. Mais informações pelo WhatsApp (19) 97151-1150 ou pelo e-mail secretaria.osindaiatuba@gmail.com.

Sobre a Amoji | A Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amoji) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Também promove o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reúne uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo país.

A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Emosi) e a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas gratuitas de instrumentos musicais, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.

Serviço:
Projeto Música Interior – Curso Violino
Idade: a partir de 9 anos
Horário das aulas: matutino
Local: Associação dos Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI) – Rua Cláudio Dal Canton, 89 – Cidade Nova II – Indaiatuba (SP)
Período de inscrição: 10 a 29 de setembro

Site  | Instagram  | Facebook.

(Fonte: Com Samanta De Martino/Armazém da Notícia)