A Pinacoteca de São Paulo realiza a exposição ‘Traços livres: serigrafando histórias’, em parceria com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel’ (Funap), entidade vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo. A proposta foi levar o trabalho e imagens artísticas do museu para dentro de algumas unidades prisionais do estado, além de fomentar a produção plástica de pessoas encarceradas e apresentar, dentro da Pinacoteca, essa produção promovendo um diálogo entre essas duas realidades e seus públicos.
Para isso, o educativo do museu realizou 15 oficinas de serigrafia em uma unidade prisional masculina de regime fechado entre os meses de abril e junho de 2024. Os encontros contaram com 18 participantes, autores dos trabalhos apresentados. Além da elaboração das serigrafias, os encontros contaram ainda com leituras de imagens de reprodução de obras de arte da coleção do museu como forma de refletir sobre a construção de imagens e suas intencionalidades.
A exposição acontece a partir do dia 25 de outubro, apresentando os resultados das oficinas, por meio de uma serigrafia selecionada de cada participante, algumas delas acompanhadas de depoimentos dos autores, e do processo de elaboração dos trabalhos. “Esperamos que a mostra sirva como um estímulo para pensar sobre as potencialidades do trabalho artístico e cultural dentro do sistema prisional, assim como visibilizar a expressão criativa de pessoas privadas de liberdade”, conta Gabriela Aidar, coordenadora do projeto.
Sobre a Pinacoteca de São Paulo | A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.
Serviço:
Traços livres: serigrafando histórias
Período: 25/10 a 9/12/2024
Curadoria: Gabriela Aidar
Pinacoteca Luz (Lobby 1º piso)
De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Gratuitos aos sábados – R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso; quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h).
(Fonte: Com Mariana Martins/Pinacoteca de São Paulo)