Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Frutas secas oferecem pratos saudáveis e saborosos da entrada à sobremesa

Nutrição, por Kleber Patricio

Com a chegada do fim de ano, as frutas secas – damasco, tâmara, ameixa e uvas passas – ganham destaque à mesa, incrementando o cardápio das ceias de Natal e Réveillon. Versáteis, elas podem ser consumidas como petisco, usadas no preparo de pratos doces e salgados e até compor a decoração.

As frutas secas passam por um processo industrial de desidratação, concentrando os açúcares naturais da fruta e seus nutrientes.  “Em geral são ricas em vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do sistema neurológico. Algumas, como o damasco, também possuem vitamina A, ótima para a visão e outras, como a ameixa, são fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti. Para desfrutar desses benefícios, o consumo deve ser moderado. “O interessante é equilibrar as porções, escolhendo dois ou três pratos da ceia para usá-las”, orienta a profissional, que dá algumas dicas na hora de usar cada tipo de fruta seca:

Ameixa: nas receitas doces, como manjar, pudim e panna cotta, ela ganha ainda mais destaque. O melhor é comprar ameixa seca a granel, para poder escolher as que estão macias e brilhantes. Se for comprar já embalada, prefira as embalagens que permitam visualizar bem todas as frutas;

Damasco: combina com receitas salgadas e doces, como pavês, cremes, sorvetes, recheios e charlotes. Deve ser guardado em potes bem fechados, em lugar fresco, ao abrigo da luz e da umidade. Inclusive, pode ser até congelado;

Tâmara: de gosto doce, a fruta pode ser consumida em doces, pudins, bolos e outras receitas. Na hora de escolher, prefira as que são mais robustas, sem manchas na pele e macias;

Uvas passas: ótimas para receitas de pães, bolos e tortas, além de incrementarem o sabor do arroz e das farofas. Polvilhe farinha de trigo sobre as frutas antes de misturá-las às receitas de pães, bolos e tortas. Com isso, os pedaços, mesmo os mais pesados, não ficarão colados uns aos outros, nem mesmo irão se afundar na massa.

A especialista elaborou receitinhas deliciosas com frutas secas para todos os momentos da ceia:

bombom-de-tamaraPetisco – Morango com tâmaras secas

Ingredientes:

½ caixa de morangos

200 g de tâmaras secas

Modo de preparo:

Corte as tâmaras ao meio, retire os caroços e recheie com os morangos inteiros. Sirva como entrada da ceia.

Entrada – Salada verde com frutas secas

entrada-salada-verde-com-frutas-secas-assIngredientes:

4 xícaras (chá) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião) variadas picadas

1 pote de queijo cottage

½ xícara (chá) de damasco turco seco

150 gramas de banana passa

50 gramas de uva passa branca

2 colheres (sopa) de mostarda

6 colheres (sopa) de vinagre

¾ xícara (chá) de azeite

2 colheres (sopa) de geleia de framboesa

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Misture a mostarda com o vinagre. Sem parar de bater, adicione o azeite em um fio fino. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente a geleia e reserve. Tempere as folhas verdes com o azeite e o sal. Distribua-as em uma travessa de servir. Tempere o queijo cottage com o sal e a pimenta e espalhe sobre a salada. Corte as frutas secas em pedaços pequenos e espalhe sobre as folhas. Regue com o molho e sirva imediatamente.

conchiglione-recheado-com-damasco-e-queijo-gruyere-assPrato Principal – Conchiglione recheado com damasco e queijo Gruyère

Ingredientes:

500 gramas de massa conchiglione seca

1 colher (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado

100 gramas de damasco seco picado

200 ml de creme de leite

1 maço de espinafre

½ cebola picada

2 colheres (sopa) manteiga

1 taça de vinho branco seco

1 xícara (chá) de leite

Sal e pimenta do reino a gosto

Noz moscada e queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:

Ferva cinco litros de água, coloque o azeite, sal e o conchiglione, mexendo cuidadosamente nos primeiros segundos. Retire a massa quando estiver al dente e passe por água fria para interromper o cozimento. Reserve. Misture o queijo gruyère ralado e o damasco seco picado. Recheie a massa com a mistura. Refogue a cebola na manteiga, acrescente o espinafre e o vinho branco. Cozinhe por alguns minutos até evaporar o álcool do vinho. Bata no liquidificador, juntamente com o leite, até obter uma mistura lisa e homogênea. Leve novamente ao fogo, acrescente o creme de leite, mexa bem e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Retire do fogo. Em uma travessa, coloque a massa recheada, o molho e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida.

pave-de-frutas-seca-assSobremesa – Pavê de frutas secas

Ingredientes:

1 gema

500 ml de leite desnatado

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de amido de milho

2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado

2 e ½ colheres (sobremesa) de adoçante

¼ xícara (chá) de ameixas pretas picadas

¼ xícara (chá) de uvas passas sem semente

¼ xícara (chá) de nozes picadas

15 gramas de wafer sem adição de açúcar sabor chocolate em pedaços grandes

5 gramas de ameixas secas para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela leve ao fogo a gema, o leite, o amido, o adoçante e o leite em pó. Sempre mexendo, cozinhe em fogo brando por 3 minutos. Retire do fogo e acrescente a baunilha, as ameixas, as passas, as nozes e o wafer picado deixando um pouco para o final. Monte o pavê em um recipiente de vidro, alternando camadas com o creme e as frutas secas que sobraram. Leve à geladeira e decore com as ameixas secas.

Para outras receitas, acesse www.redeoba.com.br.