Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fernanda Montenegro e Itaú recebem certificado do Guinness World Records por Maior Audiência para Leitura de Livro na Língua Portuguesa

São Paulo, por Kleber Patricio

Entrega do certificado do Guinness World Records para Fernanda Montenegro aconteceu durante o 23º Prêmio Walther Moreira Salles e foi realizada pelo CEO do Itaú Unibanco, Milton Maluhy. Fotos: Divulgação/Itaú.

A atriz Fernanda Montenegro e o Itaú Unibanco receberam oficialmente o certificado do Guinness World Records pela conquista de Maior Audiência para Leitura de Livro na Língua Portuguesa. O recorde foi alcançado pelo espetáculo realizado em agosto de 2024 no Auditório Ibirapuera, que reuniu 10.581 pessoas para a leitura do livro A Cerimônia do Adeus, de Simone de Beauvoir, interpretado pela atriz e cocriado em parceria com o Itaú. Com uma única sessão, o evento se consolidou como o de maior público presente para esse tipo de atividade.

“Divido em agradecimento, este prêmio, com todo o público que esteve presente neste grande encontro entre arte e educação. Meu abraço especial ao Itaú, que tornou esta leitura possível”, disse Fernanda Montenegro sobre o recorde.

“Nosso compromisso é expandir o acesso à cultura e fomentar a formação de público. Este certificado reflete o esforço coletivo em torno de um evento cultural que celebra não apenas a trajetória de Fernanda Montenegro, mas também a relevância da leitura. A entrega desta obra foi nossa forma de agradecer ao público pelos 100 anos de confiança no Itaú Unibanco, com uma das figuras centrais do nosso movimento Feito de Futuro, que tem sido protagonista constante em diversas campanhas ao longo dos anos. Fernanda sempre foi e continua sendo uma grande fonte de inspiração. Com 80 anos de carreira e 95 anos de idade, ela é uma artista que transcende o tempo e permanece profundamente relevante”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.

O espetáculo, gratuito, teve ingressos esgotados em poucos minutos, refletindo a alta demanda e o interesse do público em vivenciar a obra por meio da interpretação única de Fernanda Montenegro. O Itaú contribuiu para que a leitura pudesse ser vista por mais pessoas e a partir daí criou com a atriz como seria a experiência do teatro adaptada ao parque, de forma ainda mais acessível.

A apresentação aconteceu no anfiteatro, com projeções de som e imagem em alta definição voltadas para o famoso gramado na parte traseira do local, um dos principais cartões postais da cidade. Ao final da leitura, o palco se abriu para o gramado criando um momento de agradecimento da atriz ao público presente.

(Fonte: Weber Shandwick)