Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fundação Dorina Nowill para Cegos leva pauta de inclusão ao G20 Social com destaque no D20

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Marcelo Panico. Foto: Arquivo pessoal.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, marcou presença no G20 Social, evento organizado pela presidência brasileira do G20 para promover o diálogo entre a sociedade civil e líderes globais. Marcelo Panico, Advocacy da Fundação Dorina, participou do encontro no último dia 13 de novembro, no centro do Rio de Janeiro, como parte do D20 — um grupo voltado exclusivamente para questões relacionadas a pessoas com deficiência.

Como coordenador do Grupo de Trabalho II (GTII), Panico liderou, ao longo de 2024, uma série de encontros com pessoas com deficiência em diferentes regiões do Brasil colhendo vozes e necessidades para formular recomendações estratégicas que agora serão apresentadas no G20 Social. Entre as propostas, estão a criação de um plano global para abordar o combate à fome e à pobreza e promover a segurança alimentar para a população com deficiência. Esse plano visa fortalecer a oferta de alimentos saudáveis e apoiar a soberania alimentar, com atenção especial a mães com deficiência e outras interseccionalidades desde a primeira infância.

“O D20 é uma plataforma única para assegurar que a inclusão de pessoas com deficiência seja pauta central nas decisões internacionais”, afirma Panico. No painel de abertura, intitulado Novas Perspectivas de Inclusão e Participação da Pessoa com Deficiência, ele compartilhou a experiência da Fundação Dorina e as metodologias empregadas no GTII, além de discutir as recomendações capazes de inspirar políticas públicas em diversas nações.

Nos dias 14 e 15 de novembro, o G20 Social também sediou atividades complementares para aprofundar as discussões sobre inclusão e suporte à população com deficiência, consolidando a participação ativa de organizações como a Fundação Dorina no cenário global.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos braile em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braile, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes no site.

(Com Leticia Santos/RPMA Comunicação)