Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

CAIXA Cultural São Paulo apresenta exposição ‘Parque de Diversões’, de Nelson Leirner

São Paulo, por Kleber Patricio

Obra ‘America, America’, do artista Nelson Leirner. Foto: Pedro Tressi.

A CAIXA Cultural São Paulo recebe a primeira exposição com obras do artista Nelson Leirner após seu falecimento em 2020. A mostra ‘Nelson Leirner: Parque de Diversões’ tem entrada gratuita e fica em cartaz até 23 de fevereiro de 2025.

Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra reúne 74 obras, incluindo esculturas, pinturas, colagens, fotografias e objetos, oferecendo uma visão abrangente da produção do artista ao longo de sua carreira. O público terá a oportunidade de ver um panorama das últimas duas décadas da produção artística de Leirner, com trabalhos como Quadro a quadro – cem Monas (2012), no qual o artista multiplica e reorganiza a famosa imagem da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, em cem reproduções alinhadas em série, e lança mão de uma crítica bem-humorada e irônica à banalização dos símbolos artísticos pela cultura de massa, e Missa Móvel Dupla (2007), composta por duas plataformas móveis que carregam figuras religiosas de diferentes culturas e contextos – de santos católicos a ícones populares e símbolos do consumismo, como personagens de desenhos animados.

Nelson Leirner foi um artista provocador cuja obra buscava desafiar convenções e questionar o sistema da arte e da cultura de massa. Transitando por diversos suportes e linguagens, Leirner trouxe uma abordagem irônica e reflexiva à arte mesclando elementos do popular e do erudito e abordando questões políticas e sociais com um senso crítico. Sua obra explora temas como a banalização do consumo, a iconografia religiosa e a própria sacralização do objeto artístico.

Sobre Nelson Leirner

Nascido em São Paulo em 1932, foi um pioneiro da arte intermídia e uma figura central na vanguarda brasileira. Após residir nos EUA e estudar pintura com Joan Ponç, Leirner se destacou por suas apropriações e performances inovadoras, recebendo prêmio na Bienal de Tóquio com os trabalhos Homenagem a Fontana, que deram início à realização de múltiplos no Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Leirner participou de importantes exposições, como a Bienal de São Paulo (1967, 1989, 1994) e a Bienal de Veneza (1999) e foi reconhecido com premiações como o de Melhor Escultor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1981 e o Prêmio Mário Pedrosa do Conselho Brasileiro de Artes Visuais (2014). Entre suas exposições mais marcantes, estão a retrospectiva Através (1997), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Nelson Leirner 2010-1961=50 anos (2011) no Museu Oscar Niemeyer.

Serviço:

[Artes Visuais] Nelson Leirner – Parque de Diversões

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro

Período expositivo: de 23 de novembro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025

Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h

Classificação: Livre

Entrada franca

Acesso a pessoas com deficiência

Informações: Site CAIXA Cultural/Instagram @caixaculturalsp.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA)