Tons Natalinos é tema dos concertos de final de ano da Acafi – Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba, que serão apresentados em duas datas e locais: dia 7 de dezembro, às 20h30, no palco externo em frente à Prefeitura de Indaiatuba, e no dia 8 de dezembro, às 19h, no Mosteiro de Itaici. Participam a Orquestra Guarany, o Coro Cantares Adulto e Infanto-juvenil e alunos dos projetos Camerata Aprendiz, Camerata Livre e Camerata Comunidade, além de bailarinos da Danzano Espaço da Dança e das solistas Thayana Roverso e Nicole Teixeira. A direção artística e regência são da maestra Natália Larangeira.
O concerto marca também o encerramento das atividades dos projetos da Acafi em 2024. “Quem encabeça as apresentações é a Orquestra Guarany, nossa orquestra comunitária, e teremos participações de alguns músicos de nossa orquestra profissional, a Camerata Filarmônica de Indaiatuba”, destaca Natália. “Também participam o Coro Cantares Adulto e Infanto-juvenil e alunos dos projetos Camerata Aprendiz, Camerata Livre e Camerata Comunidade, sendo este último realizado em parceria com as secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Indaiatuba”, acrescenta.
Tons Natalinos será dividido em duas partes. “Na primeira, apresentaremos a Suíte do ballet O Quebra-Nozes, de Piotr Ilitch Tchaikovski, que traz danças típicas que remetem a várias culturas, como a russa, árabe, chinesa, entre outras”, conta a maestra. “Teremos momentos especiais, como o pas de deux com bailarinos da Danzano, com direção e adaptação de Giovanna Quitzau, e a valsa da apoteose final”.
Pout-pourri
A segunda parte do concerto conta com participações dos coros e solistas. “Teremos Panis Angelicus, de Cesar Franck, e o Dueto das Flores, de Léo Delibes, com solos de Thayana Roverso e Nicole Teixeira, que se repete em Sempre Libera, de Giuseppe Verdi, da ópera La Traviata”, adianta Natália. “Para finalizar, teremos um grande pout-pourri com músicas natalinas chamado Christmas Festival, com arranjo de Leroy Anderson e a participação das duas orquestras e dos coros, e o grande final será com todos os alunos da Acafi tocando Noite Feliz e Jingle Bells”, completa.
A apresentação do dia 8, na Igreja do Mosteiro de Itaici, segue a mesma programação. Os dois concertos têm entrada franca. A regência e direção artística são de Natália Larangeira, com a participação de Rafael Leandro Gouveira, Mariana Trento, Alexandre Cruz e Fernando Silveira Cardoso, também regentes da Acafi.
Solistas
A soprano paulistana Thayana Roverso, que já cantou em diversos países como China, Jordânia e Itália, é mestre em performance vocal pelo Conservatório Francesco Venezze em Rovigo, Itália, e cantou sob a regência de alguns dos melhores maestros do país. Em seu repertório estão importantes papéis como o de Nedda em I Pagliacci, de Leoncavallo; Juliette, em Romeo et Juliette, de Gounod; Morgana em Alcina, de Händel; Rosalinde e Adele em Die Fledermaus, de Strauss, e Musetta em La Bohème, de Puccini, entre outros.
Nicole Teixeira é Bacharel em Canto pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), pós-graduada em Canto e Expressão pela Alpha-racec e Canto Lírico pelo Coletivo das Artes. Em 2016 debutou em sua primeira ópera, uma montagem cênica de Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Claudio Monteverdi, sob regência de Abel Rocha. Desde então, deu vida a diversos papéis e fez sua estreia na Sala São Paulo como solista da Grande Missa em Dó Menor, de Mozart, ao lado da Orquestra Filarmônica Sinos Azuis.
Serviço:
Tons Natalinos da Acafi
Direção artística e regência: Natália Larangeira
Com: Orquestra Guarany, Coro Cantares Adulto e Infantojuvenil e alunos dos projetos Camerata Aprendiz, Camerata Livre e Camerata Comunidade
Solistas: Thayana Roverso e Nicole Teixeira
Participação: Danzano Espaço da Dança
Dia 7 de dezembro, às 20h30
Local: palco externo em frente à Prefeitura de Indaiatuba
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Jardim Esplanada
Aberto ao público
Dia 8 de dezembro, às 19h
Local: Mosteiro de Itaici
Endereço: Estrada Municipal José Boldrini, 170, Chácaras Videiras de Itaici
Entrada franca e por ordem de chegada.
(Com Fabio Alexandre/Acafi)