O Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, recebe desde segunda-feira (9) a exposição ‘Noites Claras em Dias Escuros’, individual do artista plástico Cadu Fernandes. O evento, que acontece até 18 de janeiro, apresenta uma proposta única e sensível, unindo arte visual e poesia para destacar o talento inovador do artista.
Segundo Cadu, o título da exposição é uma metáfora que reflete seu processo criativo. “O nome é uma alusão às características da técnica e ao momento de introspecção nas madrugadas insones produzindo as obras. É uma espécie de contraponto entre as noites em claro buscando o propósito e os dias escuros em que vivemos”, revela.
Na exposição, serão apresentadas 10 obras inéditas, cada uma inspirada em poemas de autores como Martha Medeiros, Fernando Pessoa e Maria do Rosário Pedreira. As obras, que recebem o nome dos poemas que as inspiraram, exploram a expressividade do contraste entre preto e branco, utilizando uma técnica desenvolvida pelo próprio artista: o uso de giz escolar e tinta acrílica sobre telas escuras.
Cadu utiliza sua técnica para transformar contrastes em uma forma de expressão. “Minha técnica subverte o processo tradicional. No desenho, geralmente desenhamos a sombra. Quando a base é escura e desenho com giz branco, desenho a luz. É uma abordagem de desenho simples, mas profundamente poética para mim”, explica.
Apesar da breve trajetória como artista, Cadu já conquistou espaço em galerias renomadas, como a Art Lab Gallery, em São Paulo, e a PB Arts Gallery, em Ribeirão Preto. Suas obras já foram adquiridas por colecionadores, inclusive internacionais, destacando a originalidade de seu trabalho.
‘Noites Claras em Dias Escuros’ também presta homenagem a Márcia Iolanda Silva, vítima de um trágico atropelamento em Ribeirão Preto. A exposição será realizada em memória à sua história.
Serviço:
Exposição Noites Claras em Dias Escuros
Data: 9 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025
Local: Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, 322, Centro, Ribeirão Preto, SP
Entrada gratuita.
(Com Sara Helane/Estilo Press)