Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

De portas abertas há 25 anos, Sala São Paulo apresenta nova identidade visual

São Paulo, por Kleber Patricio

Criada por Bernard Batista, designer da equipe de Comunicação da Fundação Osesp, a marca parte de linhas e formas simplificadas e evoca elementos da fachada do edifício.

O ano de 2024 marca três celebrações importantes para a Fundação Osesp: os 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, os 30 anos do Coro da Osesp e os 25 anos da Sala São Paulo – que é a casa da Osesp, dos coros e de seus programas educacionais e foi inaugurada em 1999 no edifício onde no passado funcionou a Estação Júlio Prestes, datada de 1938.

Apresentada no último dia 11, a nova identidade visual da Sala São Paulo reflete o encontro daquilo que é histórico – a Estação começou a ser construída em 1926 e foi inaugurada em 1938 – com o presente e o futuro de um equipamento cultural extremamente vivo e efervescente. “A nova marca da Sala São Paulo vem coroar o ano de celebrações dos 25 anos da casa de concertos mais amada da cidade. Queríamos trazer para a expressão visual deste potente equipamento de cultura a efervescência de um patrimônio histórico em sintonia absoluta com o nosso tempo, de portas abertas para o futuro”, afirma Mariana Stanisci, superintendente de Comunicação e Marketing da Fundação Osesp.

Criada por Bernard Batista, designer da equipe de Comunicação da Fundação Osesp, a marca parte de linhas e formas simplificadas e evoca elementos da fachada do edifício. A proposta é remeter à ideia de uma Sala São Paulo cada vez mais viva, moderna e acessível a todos, de portas abertas para o futuro. “O novo design explora a abstração geométrica da arquitetura icônica da Sala São Paulo destacando luz, sombra e as portas abertas. A identidade reduz detalhes figurativos, priorizando formas minimalistas e de alto contraste. Essa abordagem não só moderniza a marca como também garante maior legibilidade e versatilidade em diferentes aplicações, preservando a conexão simbólica com a imponência e a singularidade do edifício”, conta Bernard. Assista ao vídeo de apresentação da nova identidade.

Acompanha a nova marca uma paleta de cores inspirada em elementos antigos e atuais do prédio: em referência às cadeiras do público e dos músicos, o azul (ultramarine blue) foi escolhido como cor principal, tendo o rosa (potter pink) dos ladrilhos de motivos florais do piso térreo e da Estação das Artes como secundária, e o amarelo (cádmium yellow) dos vitrais e da própria madeira da Sala de Concertos como terciária. Sap green, carmine red, viridian blue e manganese violet formam as cores de apoio. Presentes na arquitetura interna e externa, os arcos inspiraram os elementos visuais do novo projeto.

Ficha técnica – Nova identidade da Sala São Paulo

Designer: Bernard Batista
Apoio: Bernardo de Paula Cintra (Assistente de Design) e Ana Clara Brait (Auxiliar de Design)
Gerente de Comunicação: Mariana Garcia
Superintendente de Comunicação e Marketing: Mariana Stanisci
Diretor Executivo da Fundação Osesp: Marcelo Lopes

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Acompanhe a Osesp: Site | Instagram | YouTube | Facebook | TikTok | LinkedIn

(Com Fabio Rigobelo/Fundação Osesp)