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Editora Senac São Paulo lança ‘Absolutamente CHANEL’

São Paulo, por Kleber Patricio

A Editora Senac São Paulo acaba de lançar o livro ‘Absolutamente CHANEL’, da historiadora de moda Catherine Örmen, que convida para uma viagem completa pela história da marca, de sua fundadora Gabrielle Chanel e suas criações de sucesso.

Ao longo das mais de 100 páginas, o leitor irá encontrar histórias de itens icônicos da marca, como a bolsa 2.55, que recebe este nome em virtude de ter sido criada por Coco em fevereiro de 1955 e é objeto de desejo até hoje por muitas pessoas que se interessam por moda. Além dela, o livro destaca a linha de joalheria com a sua marca registrada, as pérolas, perfumaria e maquiagens da marca Chanel, que são sinônimos de qualidade e sofisticação.

No entanto, o ponto alto do título são as réplicas dos croquis e convites dos desfiles para a semana de alta costura de Paris e alguns bilhetes escritos por Coco. Com relação aos figurinos de Chanel, alguns destaques vão para a criação do estilo navy ou náutico, em suas coleções inspiradas nos uniformes dos marinheiros, trazendo para as roupas femininas uma atmosfera leve, contemporânea e despojada.

Outro modelo da Maison que recebe atenção especial no livro com fotos de desfiles, croquis e sua confecção, são os tailleurs de tweed da Chanel que seguem sendo referência de elegância e atemporalidade, com peças que passam de geração em geração e não saem de moda. Um clássico.

Além de percorrer todas as criações de Coco Chanel, a obra também permeia as inovações trazidas por Karl Lagerfeld, designer alemão que esteve à frente da direção criativa da marca de 1983 a 2019 trazendo inovações e frescores, acompanhando sempre a atualidade. Inclusive, Lagerfeld foi o responsável por edições mais modernas de bolsas inspiradas na tradicional 2.55 e pelos desfiles memoráveis no Grand Palais, em Paris.

‘Absolutamente CHANEL’ ainda traz um pouco da história recente da marca sob o comando da estilista Virginie Viard, que assumiu o cargo de diretora criativa da Chanel logo após o falecimento de Lagerfeld e executou com maestria seu trabalho ao colocar uma identidade mais moderna, mas mantendo o DNA da marca. Virginie deixou o cargo da Maison em junho deste ano. Sendo assim, esta publicação da Editora Senac São Paulo apresenta ao público brasileiro a história da marca, em um convite irresistível para adentrar ao universo único e envolvente da Maison Chanel.

Ficha Técnica | Absolutamente CHANEL
Autores: Catherine Ormen
Páginas: 130
Preço: R$299
Onde comprar: Editora Senac São Paulo.

(Com Maria Luiza Malozzi/In Press Porter Novelli)