Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

CAIXA Cultural São Paulo promove atividades complementares gratuitas sobre a exposição ‘Nelson Leirner: Parque de Diversões’

São Paulo, por Kleber Patricio

Obra ‘America, America’ do artista Nelson Leirner. Foto: Pedro Tressi.

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta uma programação especial de cursos e visitas mediadas, integrando a exposição Nelson Leirner: Parque de Diversões, em cartaz até 23 de fevereiro. O público poderá participar de atividades gratuitas que aprofundam a compreensão sobre o legado de um artista provocador, cuja obra buscava desafiar convenções e questionar o sistema da arte e da cultura de massa. As vagas são limitadas, mediante inscrição prévia gratuita nos links indicados abaixo.

As atividades terão a participação do curador da exposição, Agnaldo Farias, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que já atuou como curador em diversas exposições e museus nacionais e internacionais. Agnaldo também foi curador premiado de outra exposição do mesmo artista intitulada Nelson Leirner – 2011-1961=50 anos.

Curso Playground ou Nelson Leirner e a arte (como tudo) como jogo:

O curador abordará o compromisso de Nelson Leirner com a crítica social e artística, destacando o humor e a irreverência em sua produção. Além disso, o curador irá compartilhar histórias pessoais que revelam aspectos fundamentais da poética do artista.

O curso será realizado de forma presencial no dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 15h, com duração prevista de 1h30. Para esta turma estão previstas 50 vagas, e as inscrições gratuitas podem ser realizadas neste link aqui. A classificação indicativa é a partir de 14 anos.

Visitas mediadas com Agnaldo Farias

Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer o processo de idealização da exposição, que celebra a produção do artista paulista, bem como o trabalho de pesquisa que embasou a mostra. Serão realizadas nos dias 24 de janeiro, sexta-feira, às 15h, e 22 de fevereiro, sábado, às 11h. As inscrições para visita em janeiro estão disponibilizadas neste link e em fevereiro aqui. Serão 30 vagas para cada visita e a classificação indicativa recomendada é a partir de 14 anos.

Sobre a exposição Nelson Leirner – Parque de Diversões

É a primeira exposição retrospectiva póstuma do artista Nelson Leirner (1932—2020). A mostra reúne 74 obras incluindo esculturas, pinturas, colagens, fotografias e objetos, oferecendo uma visão abrangente da produção do artista ao longo de sua carreira.

Sobre Nelson Leirner

Nascido em São Paulo em 1932, foi um pioneiro da arte intermídia e uma figura central na vanguarda brasileira. Após residir nos EUA e estudar pintura com Joan Ponç, Leirner se destacou por suas apropriações e performances inovadoras, recebendo prêmio na Bienal de Tóquio, com os trabalhos Homenagem a Fontana, que deram início à realização de múltiplos no Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Leirner participou de importantes exposições, como a Bienal de São Paulo (1967, 1989, 1994) e a Bienal de Veneza (1999) e foi reconhecido com premiações como o de Melhor Escultor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1981 e o Prêmio Mário Pedrosa do Conselho Brasileiro de Artes Visuais (2014). Entre suas exposições mais marcantes, estão a retrospectiva Através (1997), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Nelson Leirner 2010-1961=50 anos (2011) no Museu Oscar Niemeyer.

Serviço:

[Artes Visuais] Nelson Leirner – Parque de Diversões

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro

Período expositivo: Até 23 de fevereiro de 2025

Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h

Classificação: Livre

Entrada Franca

Acesso a pessoas com deficiência

Informações para as atividades complementares: Site CAIXA Cultural | Instagram.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA)