Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Aniversários de São Paulo e do banco são temas da programação de janeiro na CAIXA Cultural São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Quarteto Aurora. Foto: Eloisa Bortz.

Motivos não faltam para visitar a CAIXA Cultural São Paulo no mês de janeiro. A unidade apresenta uma rica programação repleta de atividades que celebram o aniversário da cidade, da fundação do banco e ainda oferecem diversas atrações para as crianças nas férias escolares de verão. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.

Visita Teatralizada – Eulália: A Segunda Depositante

A atividade, alusiva ao aniversário do banco, propõe um passeio pelo prédio da CAIXA Cultural com Eulália, uma mulher que gostaria de ter sido a primeira depositante do banco em São Paulo, no longínquo ano de 1875.

Por seus salões, escadarias e galerias, a personagem irá ‘soltar a língua’ e contar várias curiosidades sobre a história da cidade, da CAIXA e de seu prédio imponente de uma forma bem-humorada, com muita criatividade, mesclando fantasia e realidade.

A atividade acontece no dia 18 (sábado), das 11h às 13h, e no dia 25 (sábado), das 13h às 15h. São previstas 30 vagas por sessão, com inscrições gratuitas aqui. Classificação: livre.

Cine CAIXA: Anhangabaú

Em comemoração ao aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo, a CAIXA Cultural São Paulo convida o público para a exibição do longa-metragem inédito intitulado Anhangabaú, no feriado de 25 de janeiro (sábado), às 15h.

O documentário tem direção de Lufe Bollini e conta a história do território do Anhangabaú, que em língua tupi significa Água ou Rio dos Maus Espíritos, através da figura de Valter, personagem que mora na Ocupação Ouvidor 63. Apresenta os conflitos do centro da metrópole, a disputa pelo território e a resistência indígena no Ouvidor, a maior ocupação artística da América Latina e do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona.

A produção ganhou prêmio de melhor montagem, atriz e música no 45° Festival de Cinema de Gramado (2023). Tem duração de 120 minutos e classificação a partir de 16 anos. As inscrições gratuitas, com 45 vagas, devem ser feitas neste link.

Masterclass sobre o filme

Para tornar a experiência do público ainda mais completa, no dia 24 (sexta-feira) às 15h, no auditório, será realizada uma Masterclass que abordará as relações das personagens e do próprio filme com a cidade e os aspectos de sua produção. Ao final acontece um bate papo com o diretor Lufe Bollini, o fotógrafo Rafael Avancini e o produtor executivo Denis Feijão.

Serão 45 vagas disponíveis. Classificação a partir de 16 anos. As inscrições devem ser feitas neste link.

Vivência: Deriva e Rolê no Centro

Aproveitando ainda a data especial do aniversário da cidade, a vivência Deriva e Rolê no Centro vai explorar a cidade de uma maneira criativa e reflexiva, utilizando a deriva como método para construir um mapeamento afetivo do centro histórico paulistano no dia 25 (sábado), das 10h às 13h.

Durante a atividade, que ocorrerá em pontos emblemáticos como o Pátio do Colégio, o Solar da Marquesa e a CAIXA Cultural São Paulo, os participantes serão incentivados a se perder nas ruas da cidade, observando o ambiente com novos olhos, explorando detalhes, texturas e memórias. A ideia é registrar impressões e experiências, criando cadernos de campo que se tornarão mapas vivos, construídos pela vivência de cada um.

Serão 30 vagas para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições neste link.

Palhaçaria e Circo – Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras

Inspirada na exposição Parque de Diversões do artista Nelson Leirner, em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo, a atividade Palhaçaria e Circo – Uma tarde em família nos dias 18 (sábado) e 19 (domingo), das 14h às 16h, é voltada para o público infantil e suas famílias, oferecendo um espaço interativo, lúdico, de diversão e experimentação artística.

A proposta é criar instalações simples, porém envolventes, que incentivem a participação ativa, onde todos podem explorar as possibilidades criativas das artes circenses, interagir com os elementos e realizar experimentações, ao mesmo tempo em que se divertem.

A atividade será conduzida pelo coletivo de artistas educadores Palhaços sem Fronteiras, com 30 vagas por sessão e classificação livre. Inscrições gratuitas neste link.

Exposições em cartaz

As exposições Comigo Ninguém Pode – A Pintura de Jeff Alan e Nelson Leirner – Parque de Diversões continuam em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo até 9 e 23 de fevereiro, respectivamente. Além da visitação, o público pode participar de atividades complementares, como a visita mediada com o artista Jeff Alan, programada para o dia 18 (sábado), às 11h. Todas as informações das atividades estão disponíveis no site da CAIXA Cultural.

Museu da CAIXA – 164 Anos de História

Museu da CAIXA é uma exposição permanente que conta com instalações, objetos, mobiliário e fotografias preservados desde a inauguração do Edifício Sé, em 1939, trazendo também um pouco da história da instituição, que completa 164 anos em 2025. Além de conhecer o acervo, com ênfase para a presença da CAIXA em São Paulo, é possível apreciar a beleza e a vista de um dos mais belos prédios da capital paulista.

Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 19h, o museu está localizado no sexto andar do Edifício Sé, na praça que leva o mesmo nome. A visitação é gratuita.

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também oferece visitas mediadas para grupos escolares e de diversas instituições. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail caixaculturalsaopaulo@caixa.gov.br ou pelo telefone (11) 3321-4400.

Serviço:

CAIXA Cultural São Paulo

Endere​ço​: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP

Horários: Terça a domingo, das 8h às 19h

Inscrições para as atividades: Site da CAIXA Cultural

Telefones: (11) 3321-4400.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA)