Samuel Beckett é mais conhecido por sua peça ‘Esperando Godot’, mas o impacto de sua escrita vai além dessa obra e não se limita ao teatro. No recém-lançado ‘Rastros do Mundo: Experiência e Repetição em Samuel Beckett’ (Edusp, 2024), o professor Luciano Gatti explora alguns dos aspectos que tornaram a produção do escritor um objeto de estudo tão rico.
Os ‘rastros do mundo’ citados no título do livro representam os vestígios de um processo histórico: o enfraquecimento das tradições, sobretudo os fundamentos da cultura europeia, e o surgimento dos novos paradigmas da modernidade. Nesse contexto, Beckett buscou, em suas narrativas, novas formas de desenvolver a relação entre sujeito e mundo.
Gatti inicia sua análise pelos romances do autor irlandês, abordando as transformações que podem ser percebidas nos narradores beckettianos de diferentes obras. Ele destaca, por exemplo, o elemento paródico de ‘Murphy’, que o aproxima à prosa de James Joyce, o serialismo de ‘Watt’, marcado por repetições e linguagem peculiar, e a redução temática e formal de ‘O Inominável’, que abandona as convenções da literatura realista.
Em seguida, o livro se volta para as peças de Beckett, tratando de questões como a crise do drama, notável em ‘Fim de Partida’, e a dimensão concentrada de seus trabalhos mais tardios para o teatro, como ‘Não Eu’, ‘Aquela Vez’ e ‘Passos’, cada um centrado num único intérprete em cena.
‘Rastros do Mundo’ também conta com dois capítulos sobre as peças televisivas que Beckett escreveu, como ‘Eh Joe’, ‘Trio-Fantasma’, ‘…só as nuvens…’ e ‘Noite e Sonhos’. Esses trabalhos evidenciam o trabalho do dramaturgo para desenvolver um novo modo de produção artística para essa mídia. “A seleção de obras comentadas […] se fez à medida que eu avançava pelos textos e era detido pelos obstáculos que levantavam, pelas questões que provocavam”, explica Gatti sobre seu livro. “O que apresento aqui, afinal, não é mais que o relato de um percurso pela obra de Beckett. Cada um poderá fazer o seu, mas espero que, caso decidam avançar pelas páginas à frente, os percalços da experiência sirvam como fio condutor.”
Evento de lançamento | O autor de ‘Rastros do Mundo: Experiência e Repetição em Samuel Beckett’, Luciano Gatti, estará presente no lançamento do livro para autografar cópias. O evento acontece no dia 13 de março, quinta-feira, das 18h às 21h, na Livraria Martins Fontes Paulista, próxima à Estação Brigadeiro do Metrô.
Serviço:
Evento de lançamento de ‘Rastros do Mundo: Experiência e Repetição em Samuel Beckett’
Data: 13/3/25 (quinta-feira) | Horário: das 18 às 21h
Local: Livraria Martins Fontes Paulista – Av. Paulista, 509
Fone para contato: 2167-9900.
(Com Bruno Passos Cotrim/Libris Comunicação)