Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Urbia renova gastronomia do Parque Ibirapuera

São Paulo, por Kleber Patricio

Urbia ampliou opções gastronômicas no parque desde que assumiu a gestão. Foto: Divulgação.

O Parque Ibirapuera dá início a um novo capítulo em sua jornada gastronômica com a inauguração do conceituado restaurante italiano Bottega Bernacca, criado em 2013 pelo italiano Davide Bernacca ao lado do sócio, chef de cozinha e empresário catalão Gerard Barberan. Além de ampliar o leque de opções culinárias do local, o novo espaço promete encantar os frequentadores com uma seleção de pratos que os levarão a uma verdadeira viagem para a Itália. Um simples passeio ao ar livre pode se tornar uma deliciosa jornada de sabores. A operação está instalada nas proximidades do Portão 5 e ocupa um espaço antes desocupado e que foi requalificado dando lugar ao restaurante avarandado que apresenta um conceito integrado à natureza, posicionado sobre um deck pensado para proporcionar uma vista única para a paisagem do parque. Um ambiente acolhedor e harmônico com a natureza.

Davide Bernacca e Gerard Barberan comemoram a abertura da unidade de seu restaurante no parque mais amado da capital. “Estamos muito felizes com essa inauguração, que já é um marco em nossa história e na do parque. Vamos criar experiências que conectam as pessoas ao restaurante, unindo a boa mesa à natureza”, afirma o chef. A casa seguirá sua tradição, focando o menu na entrega de pratos de pasta seca de grano duro servida ‘al dente’, pilar da dieta italiana, e de pasta fresca. Além disso, um cardápio de café da manhã, com lanches, sucos naturais e outras opções leves e saudáveis, está sendo desenvolvido para atender o público que frequenta o Ibirapuera logo cedo.

Experiência do visitante

Desde a chegada da Urbia ao parque, em outubro de 2020, o Ibirapuera ganhou novas operações no setor de alimentos e bebidas com o objetivo de levar mais conforto aos frequentadores. Hoje o usuário conta com opções variadas que vão desde sucos, vitaminas e açaí, passando pelos lanches e privilegiando menus que destacam a diversidade da comida do nosso país.

A concessionária trouxe para o parque três restaurantes que fazem sucesso entre os frequentadores. O Selvagem, liderado pelo chef Filipe Leite, oferece uma experiência gastronômica rica em sabores brasileiros, destacando ingredientes locais em um cardápio que inclui pratos variados, opções vegetarianas e veganas, além de uma carta de coquetéis criada pelo mixologista Jairo Gama, que traz brasilidade aos drinks; o Madureira, que é uma casa de sucos e comidas saudáveis, em um ambiente charmosos e que preza pela saúde, alimentos frescos e funcionais; e o Sabiá do Parque, com uma variedade de pratos, que vão desde opções fits, veganas e vegetarianas, até lanches clássicos e contemporâneos.

Em outubro do último ano uma lanchonete também entrou para o rol de opções gastronômicas do Ibirapuera. O Quiosque Corona chegou oferecendo café da manhã, refeições leves, opções inspiradas na culinária mexicana, wraps e sobremesas e bebidas refrescantes, harmonizando com ambiente do parque e proporcionando uma experiência relaxante.

Com uma proposta de garantir opções mais saudáveis, há um ano, o Smoov abriu suas portas no Ibira. A loja oferece smoothies preparados somente com ingredientes naturais, como frutas, verduras, leite vegetal e superfoods, alimentos conhecidos por terem alta densidade nutritiva. Além de funcionais, as bebidas foram desenvolvidas e aprovadas por nutricionistas, fornecendo uma alimentação rica em vitaminas, fibras e nutrientes que suprem e melhoram a nutrição corporal.

Já no mês de maio do ano passado, quem chegou para marcar presença no espaço foi a Polpanorte, que oferece açaí, cremes e sorvetes naturais, produzidos a partir de polpas de fruta pré-selecionadas. Seguindo a mesma linha, em outubro, foi a vez de Amalfi abrir suas portas no parque oferecendo aos visitantes sorvetes de sabores que remetem aos gelatos da Costa Amalfitana, na Itália.

Para os fãs de empanadas e choripans, o Bálcon conta com um cardápio repleto de versões desses tradicionais pratos que são muito apreciados por toda a América do Sul. O espaço foi aberto em junho de 2024 e tem como foco a comida de rua uruguaia.

O parque também dispõe de operações para quem procura alternativas rápidas, práticas e gostosas como o cachorro-quente do Rei do Dog, os deliciosos Pastéis Takeda, os doces da Beiju Churros, as famosas castanhas e amêndoas da Nutty Bavarian, além dos pontos de venda da Pipoca do Parque e da importante presença dos vendedores autônomos que, agora à bordo de novos carrinhos projetados pela Urbia especialmente para eles e produzidos de forma sustentável a partir de plástico reciclado, garantem a venda de snacks, bebidas e água de coco aos visitantes.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado. Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin.

Sobre o Bottega Bernacca

Criado em 2013 pelo italiano Davide Bernacca, ao lado do sócio, chef de cozinha e empresário catalão Gerard Barberan, o grupo Bottega Bernacca é referência em comida italiana em São Paulo. Com menu focado na entrega de pratos de pasta seca de grano duro servida ‘al dente’, pilar da dieta italiana, a casa também oferece opções de pasta fresca, além de saladas e de segundo prato. Além da unidade no Parque Ibirapuera, inaugurada em janeiro de 2025, conta ainda com unidades na Rua Padre João Manuel (Jardins) – conhecida como Bottega Uno –, Shopping Iguatemi (Jardim Paulistano), Rua Amauri (Itaim Bibi) e Rua Dr. Melo Alves (Jardins). Espaços que, juntos, são responsáveis por empregar 350 funcionários e têm expectativa de receber, em média, 30 mil clientes ao mês.

(Com Emilly Moreira/Máquina Cohn & Wolfe)