A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Prefeitura de São Paulo e sob a curadoria da renomada banqueteira e empresária Gil Gondim, idealizadora, anuncia o lançamento do Projeto Marco Zero da Gastronomia. A iniciativa oferece 350 vagas gratuitas para cursos de capacitação técnica, visando transformar vidas por meio da gastronomia e promover a inclusão dos alunos no mercado de trabalho.
Localizado no Marco Zero de São Paulo, o projeto oferece cursos como auxiliar de cozinha, confeitaria, cozinha fria, cozinha quente, panificação, sorveteria e preparação para o mercado de trabalho. As aulas começarão em 3 de fevereiro de 2025 na Praça da Sé, 411.
Os cursos são destinados a pessoas entre 18 e 60 anos residentes no município de São Paulo com ensino fundamental completo. Os participantes terão acesso a uniforme e material didático, além de oportunidades de estágio ou contratação por parceiros da curadora Gil Gondim. Ao final, receberão certificação técnica reconhecida no mercado. Todas as receitas produzidas em sala de aula serão destinadas ao prédio de triagem do Projeto da Missão Belém, situado na Praça da Sé, 47.
As inscrições estão abertas desde 12 de dezembro. Os interessados devem acessar o site oficial, escolher o curso de interesse, preencher o formulário e aguardar a confirmação de inscrição por e-mail e WhatsApp.
O Projeto Marco Zero da Gastronomia é uma iniciativa que visa capacitar, transformar e incluir, oferecendo oportunidades reais de desenvolvimento profissional e autonomia financeira para a população de São Paulo.
Sobre a Abrafesta | A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) é uma entidade que promove o fortalecimento do setor de eventos, estimulando o relacionamento entre os diferentes segmentos e contribuindo para a união e o crescimento do ecossistema de eventos no Brasil.
Sobre idealizadora e curadora Gil Godim
Com mais de 16 anos de experiência, Gil Gondim transformou sua paixão pela culinária em uma marca reconhecida por seu compromisso com a brasilidade e a excelência. Autodidata, aprendeu com a mãe, uma talentosa cozinheira e confeiteira, e expandiu esse legado para eventos e projetos que resgatam memórias afetivas através da gastronomia. Além de sua atuação empresarial, Gil é reconhecida por seu papel como líder comunitário. Desde 2017, é curadora voluntária do Brunch na Catedral da Sé, um projeto que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da Missão Belém.
Gil Gondim também é autora do livro ‘Conservas do Meu Brasil 1 e 2: Compotas, Geleias e Antepastos’, que celebra a rica herança gastronômica brasileira com receitas tradicionais adaptadas à cozinha contemporânea. Gil ainda se destaca por sua atuação em prol do resgate e restauração do Centro Histórico onde deseja continuar investindo e fortalecendo iniciativas culturais e sociais. Para mais informações e inscrições, acesse https://marcozerodagastronomia.com.br.
(Com Marcos Vinicius Dantas de Vasconcelos)