Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Itinerância da exposição ‘Nasce uma noite, acende um clarão’, da artista visual de Ilka Lemos, chega ao Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Fotos: Filipe Berndt/Divulgação.

A artista visual Ilka Lemos inaugura a itinerância de sua exposição ‘Nasce uma noite, acende um clarão’, no dia 22 de janeiro de 2025 (quarta-feira), a partir das 16h na Galeria II do Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro. A visitação, gratuita, segue até 8 de março de 2025.

A mostra, que teve sua estreia em 2024, no espaço Fonte, em São Paulo, conta com curadoria de Nino Cais e texto crítico de Paula Borghi e apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos de 2007 até 2024, enfatizando sua produção mais recente dos últimos três anos. Transitando por diversas técnicas como pintura, desenho, escultura, fotografia e instalação, a artista aborda assuntos que são caros à sociedade, como o envelhecer.

Nas palavras do curador, “Ilka Lemos traz em sua arte a figura desta mulher que carrega o tempo passado e o tempo presente. Metaforicamente, ela é sua filha, mãe e avó, pois seu trabalho é um fazer contínuo para se erguer uma tocha que acende e revela”. Trata-se de uma artista que encara o tempo com a consciência de que tudo lhe é imanente, por meio de um olhar matriarcal que se debruça sobre sua árvore genealógica.

Amparada pela figura bíblica de Lilith, a primeira mulher na história ocidental que habitou a Terra e soube dizer não, a mostra homenageia e celebra o ciclo de vida das mulheres. Assim, ‘Nasce uma noite, acende um clarão’ parte da imagem mística de uma fogueira que clareia a noite e os feitos das mulheres ao longo da história.

Sobre a artista

Ilka Lemos (Araçatuba, 1957) é artista visual. Vive e trabalha em São Paulo. A raiz de suas investigações encontra-se na mitologia da figura da Lilith como a primeira mulher na história ocidental que não se sujeitou. Sua produção não se restringe à uma única linguagem; ao desenvolver trabalhos têxteis, desenhos, instalações, esculturas, cerâmicas, pinturas e intervenções em fotografias, Ilka pesquisa as potencialidades do corpo feminino. Teve sua individual ‘Panorama’, com curadoria de Juliana Monachesi, na RUA13, (SP, 2021) e participa de exposições coletivas como ‘54a Arte Koguei Bunkyo’, Espaço Cultural Bunkyo, (SP, 2024); ‘Handmade: enredos femininos’, Centro Cultural Correios, (RJ, 2024); ‘Cama de Gato’, Edifício Vera, (SP, 2024) e ‘Radar’, Radar Arte, (SP, 2024).

Sobre os curadores

Nino Cais é graduado em Artes Visuais pela Santa Marcelina. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, dentre elas a 30° Bienal de São Paulo. Cofundador do Fonte e professor no Hermes, vem há anos acompanhando e auxiliando a produção de jovens artistas.

Paula Borghi é curadora, doutoranda e mestre em Artes Visuais na linha de História e Crítica de Arte pela UFRJ. Recentemente realizou exposições no Museu das Culturas Indígenas, Casa das Rosas, Biblioteca Mário de Andrade e Paço Imperial. Foi curadora adjunta da 11ª Bienal do Mercosul.

Serviço:

Nasce uma noite, acende um clarão, da artista visual Ilka Lemos

Curadoria: Nino Cais

Texto crítico: Paula Borghi

Abertura: 22 de janeiro de 2025 (quarta-feira), 16h às 20h

Período: 23 de janeiro a 8 de março de 2025 – terça à sábado, das 12h às 19h

Quanto: gratuito

Local: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Site: https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura

Redes sociais:

Ilka Lemos @ilkalemos_atelie

Paula Borghi @borghi.paula

Nino Cais @ninocais

Correios Cultural @correioscultural.

(Com Erico Marmiroli/Marmiroli Comunicação)