Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Guri 30 anos: inscrições para mais de 100 mil vagas em cursos gratuitos de música estão abertas

São Paulo, por Kleber Patricio

Coral do Guri de São Vicente. Foto: Wilson Melo.

Em 2025 o Guri celebra 30 anos. Até aqui, mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Muitas famílias e comunidades foram beneficiadas e o maior programa de desenvolvimento cultural e formação humana do Brasil segue ampliando seu trabalho.

A partir de 3 de fevereiro já é possível fazer a matrícula para os cursos deste ano. Ao todo são mais de 100 mil vagas distribuídas em mais de 500 polos de ensino espalhados pela capital, região metropolitana, interior e litoral do estado. Para quem está interessado em aprender música, o momento é agora. E, o que é melhor, não paga nada para se matricular e nem para estudar – é tudo gratuito. As aulas começam no dia 10 de fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até 14 de março de 2025.

Inscrição

Para realizar a matrícula, é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar, na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia), comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar, RG da pessoa de referência que estará junto (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Quem pode participar

Para estudar no Guri não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.

Cursos

São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão. Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e por aí vai – a lista é extensa. Além das tradicionais aulas de instrumento, o Guri também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.

O foco do programa está no atendimento a crianças, adolescentes e jovens, mas a proposta artístico-pedagógica do Guri também visa atender as famílias das alunas e dos alunos matriculados nos cursos. Os maiores de 18 anos interessados em aprender música também podem se matricular nos cursos de Iniciação Musical para Adultos e nos cursos modulares de caráter intergeracional.

A lista completa dos cursos e endereços dos polos está disponível no site souguri.art.br. Antes de sair de casa, entre em contato com o polo de interesse para confirmar os dias e horários de funcionamento.

Sobre o Guri

O maior programa de educação musical e desenvolvimento humano do Brasil, criado e mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Santa Marcelina Cultura, está completando 30 anos em 2025. Com oferta de arte e cultura, mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo Guri, que beneficiou também suas famílias e comunidades. Com mais de mais de 100 mil vagas gratuitas, o Guri está presente em mais de 500 polos de ensino espalhados por todo o Estado – capital, região metropolitana, interior e litoral de São Paulo. Do canto ao instrumento, do popular ao erudito, são inúmeras opções. Além dos Cursos Regulares – divididos entre Iniciais e Sequenciais –, o Guri oferece atividades extracurriculares, como os Cursos Livres – Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria, e ainda o Guri 4.0 – que abrangem os cursos EaD, as videoaulas e as transmissões ao vivo no canal @SouGURI no YouTube. Outra ação complementar é o Guri nas Escolas, que oferece atividades pedagógico-musicais dentro das escolas da rede pública de ensino. Aos alunos e às alunas do programa que buscam um aprimoramento mais avançado, também tem os 29 Grupos Musicais do Guri. Para saber mais, acesse souguri.art.br.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com os patrocínios Diamante: CTG Brasil; Master: Bank of America, Ultra e Toyota; Ouro: Tauste Supermercados, Arteris, Adufértil, Chiesi e Verzani & Sandrini; Prata: Novelis, Smurfit Westrock, BASF, WEG, Citrosuco, Capuani, Usina Santa Maria, Sicoob, Vitafor, Maza, Industrias Colombo, Caterpillar e Grupo Maringá; Bronze: Santos Brasil e ACIF-Franca; Apoio Cultural: Frisokar, Ipiranga Agroindustrial, Instituto Center Norte, Mercedes-Benz, Ibiúna Investimentos, Castelo Alimentos, Pirelli e Tegma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santa Marcelina Cultura.

(Com Gabriel Fabri/FSB Comunicação)