Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Rádio Cultura Brasil homenageia Elis Regina, que completaria 80 anos, com série documental

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação/TV Cultura.

Elis Regina nasceu em 17 de março de 1945 na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Se o Brasil é considerado o país das cantoras, ela é até hoje considerada a maior de todas. Em pouco mais de 20 anos de carreira, tornou-se a cantora número 1 da música popular brasileira do século XX. E, para homenagear os 80 anos que Elis Regina completaria neste ano, a Rádio Cultura Brasil (FM 77,9) dá início, no dia 9 de fevereiro (domingo), às 9h, às programações especiais em celebração à artista, recuperando digitalmente a série ‘Elis, instrumento voz: uma travessia em 6 tempos’. Produzida em 1992 (quando dos 10 anos da morte da artista), a produção rendeu à emissora o Grande Prêmio da Crítica da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.

A série documental Elis, instrumento voz: uma travessia em 6 tempos conta com depoimentos de diretores, compositores, produtores, jornalistas e músicos que conviveram com a artista. São eles: Ademar Guerra, Amilson Godoy, Belchior, Bocato, Cauby Peixoto, César Camargo Mariano, Chiquinho de Moraes, Fernando Faro, Gilberto Gil, João Bosco, Luiz Chaves, Márika Gidali, Miriam Muniz, Milton Nascimento, Natan Marques, Nelson Motta, Roberto Menescal, Solano Ribeiro, Toninho Pinheiro e Zuza Homem de Mello. Com apresentação de Roxane Ré, a série dividida em seis episódios mostra um painel amplo da carreira de Elis.

Episódio #1 (9/2) – Focaliza o seu início até o ano de 1969, quando se apresenta no Midem na França e grava Elis in London.

Episódio #2 (16/2) – Destaque para o período entre 1970 e 1973, com lançamentos de obras de João Bosco, Gilberto Gil, a gravação de 20 anos blue, Madalena e Cais e sua participação no show Phono 73, realizado no Pavilhão das Convenções do Anhembi.

Episódio #3 (23/2) – O tema do programa são os dois álbuns gravados pela cantora em 1974. Elis e Elis & Tom, que muitos consideram o trabalho mais importante em disco da história da música popular brasileira.

Episódio #4 (2/3) – Os grandes shows da Elis Regina na segunda metade dos anos 1970. Falso Brilhante, Transversal do Tempo e o disco Elis (1977), com os registros de Romaria, Sentimental eu fico e Morro Velho.

Episódio #5 (9/3) – Seus últimos trabalhos nos palcos e nos estúdios. Essa mulher, Saudade do Brasil, O trem azul. Sua participação no Festival de Montreux.

Episódio #6 (16/3) – A série termina com uma seleção que mostra a versatilidade da cantora, ao exibir performance perfeitas em diversos estilos interpretados na travessia de seus 20 anos de carreira. Bolero, valsa, música romântica, bossa nova, rock, humor e samba.

Elis, instrumento voz conta com trechos da entrevista que a cantora concedeu ao programa Jogo da Verdade, da TV Cultura, exibido no dia 5 de janeiro de 1982.

Serviço:

Elis, instrumento voz: uma travessia em 6 tempos

Série documental semanal

Estreia: domingo, 9 de fevereiro de 2025, às 9h

Apresentação: Roxane Ré

Roteiro e direção: Vilmar Bittencourt e Maria Luiza Kfouri

Rádio Cultura Brasil

FM 77,9 MHz

AM 1.200 kHz

Site: radioculturabrasil.com.br

TV Digital: Canal 2.5

Aplicativo: Cultura Play.

(Com Mariana Carvalho/Assessoria de imprensa TV Cultura)