O Balé da Cidade de São Paulo estreia sua primeira temporada do ano com Réquiem SP na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo. Com criação, direção e coreografia de Alejandro Ahmed, que também atua como diretor artístico do Balé da Cidade, a obra terá a participação do Coral Paulistano e Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência e direção musical de Maíra Ferreira. As apresentações acontecem nos dias 18, 19, 21 e 22 de março e os ingressos variam de R$10 a R$92.
Nova coreografia do Balé da Cidade de São Paulo
A coreografia Réquiem SP apresenta um desafio e um exercício que estabelece um diálogo entre distintas linhagens de dança, como o balé, o jumpstyle e as danças urbanas e populares. A proposta investiga de maneira provocativa as possibilidades de articulação entre corpos, contextos e manifestações culturais, destacando as dinâmicas e a singularidade de uma cidade como São Paulo. Nesse cenário, o movimento do elenco vai além da técnica, atuando como matéria para explorar e compreender as interações do corpo com o ambiente.
O diretor Alejandro Ahmed explica que, além da interação entre três corpos artísticos, haverá uma integração de diferentes plataformas criando um ecossistema multimídia. “O Requiém SP explora além da partitura de György Ligeti, se estende para três movimentos musicais: um é um interlúdio de autogestão coreográfica e de som, outro é o Réquiem de quatro movimentos e o final que tem outras duas faixas do produtor canadense Venetian Snares. Um breakcore, ou seja, batidas rápidas e espaçadas, muito diferente da relação do que é o Requiém do Ligeti, mas, ao mesmo tempo, com complexidades de composição que se correlacionam”.
Responsável pela criação, direção e coreografia, Alejandro Ahmed atua como diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo desde julho de 2024. Reconhecido como um dos coreógrafos mais destacados da dança contemporânea no Brasil, Ahmed desenvolve uma abordagem artística que investiga as correlações entre corpos, ambientes e tecnologias, investigando os limites dos corpos e as suas possibilidades de transformação.
Coral Paulistano executa obra complexa
O Réquiem de György Ligeti foi composto entre 1963 e 1965. A obra é uma composição para Coral e Orquestra e traz em sua forma todas as características musicais do compositor húngaro sem deixar de lado a tradição musical de um Réquiem. Teve sua estreia em 14 de março em Estocolmo e se tornou uma das mais conhecidas de Ligeti, usada na trilha sonora de clássicos do cinema como 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.
Ligeti dedicou nove meses exclusivamente à composição da seção Kyrie, com duração de seis minutos. Nessa parte, ele explorou a polifonia mais intricada de sua carreira, utilizando vinte linhas vocais. Apesar da complexidade, o musicólogo Harald Kaufmann destaca que essa abordagem mantém uma conexão com a tradição da polifonia vocal clássica dos antigos mestres. Além de Ligeti, será executada uma obra do músico eletrônico canadense Venetian Snares (Aeron Funk).
Com pouco menos de meia hora, a obra é dividida em quatro movimentos: I. Introitus, II. Kyrie, III. Dies Irae e VI. Lacrimosa. Segundo Maíra Ferreira, regente titular e responsável pela direção musical, é necessário um alto nível de sofisticação para executar o concerto. “Ligeti explora muito os extremos, então vai da nota aguda para a nota grave muito rapidamente. Tecnicamente, o cantor precisa ter um ótimo preparo para explorar o trato e a extensão vocal. Às vezes temos alguns pontos de descanso em uma obra. Essa não tem”, pontua. “Das obras que trabalhei, em quase dez anos no Theatro Municipal, nunca cantamos algo tão desafiador”, finaliza.
Serviço:
Balé da Cidade de São Paulo
Coral Paulistano
Orquestra Sinfônica Municipal
14 MAR, sexta-feira, 20h00
15 MAR, sábado, 17h00
18 MAR, terça-feira, 20h00
19 MAR, quarta-feira, 20h00
21 MAR, sexta-feira, 20h00
22 MAR, sábado, 17h00
Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo
Ingressos de R$10,00 a R$92,00 (inteira)
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos
Duração: Aproximadamente 60 minutos.
Ficha Técnica
Alejandro Ahmed, criação, direção e coreografia
Maíra Ferreira, direção musical e regência
Gabriela Geluda e Laiana Oliveira, solistas
Aline Blasius, assistente de direção
Bibi Vieira, assistente de criação e design de movimento
João Peralta, diretor de fotografia, edição e criação de vídeo e interlocução musical
Karin Serafin, figurino
Diego de los Campos, cenografia, objetos e controles físicos digitais
Mirella Brandi, desenho de luz
Camila Bill, artista convidada
Michelle Bezerra e Clara Caramez, técnicas multimídia
Netto Silva, figurinista assistente
Vitória Paiva, assistente de cenografia
Grupo Cena 11, pesquisa estendida.
(Com André Santa Rosa/Assessoria de imprensa Theatro Municipal)