Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Quarteto de Cordas da Cidade apresenta Conexões Musicais no Theatro Municipal

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Larissa Paz.

No dia 20, quinta-feira, às 20h, na Sala do Conservatório, da Praça das Artes, o Quarteto de Cordas da Cidade apresenta Conexões Musicais, sua primeira apresentação do ano em celebração aos seus 90 anos de existência. Com a participação de Betina Stegmann e Nelson Rios nos violinos, Rafael Cesario no violoncelo e Marcelo Jaffé na viola. Uma celebração a gênese e a vocação desse corpo artístico: unindo clássico e popular, e com obras dedicadas ao Quarteto, o programa reverencia os ideais estéticos de Mário de Andrade, responsável pela criação do grupo em 1935, e sua missão de fomentar a produção brasileira para essa formação. Por diferentes ângulos, as peças dialogam com o Movimento Armorial, corrente liderada por Ariano Suassuna que, a partir dos anos 1970, buscava produzir uma nova arte brasileira inspirada nas raízes da cultura do Nordeste.

O repertório terá Cantiga, Baião e Frevo, de Hercules Gomes (dedicado ao Quarteto), Quarteto Nordestinados, de Clóvis Pereira (dedicado ao Quarteto) e Quarteto nº 2, de César Guerra-Peixe (dedicado ao Quarteto). Os ingressos custam R$35, a classificação é livre e a duração de aproximadamente 60 minutos, sem intervalo.

Ensaio da coreografia de Réquiem SP.

No dia 20, quinta-feira, e 25, terça-feira, às 18h, acontece a Conversa de Bastidor – Réquiem SP, no Salão Nobre. A primeira data conta com a participação de Alejandro Ahmed, diretor do Balé da Cidade de São Paulo e coreógrafo de Réquiem SP, Aline Blasius, assistente de direção, Bibi Vieira, assistente de coreografia, Maíra Ferreira, regente do Coral Paulistano, Isabela Siscari, regente assistente do Coral Paulistano, e mediação de Andréia Nhur (ECA/USP). Já a segunda, terá a participação Clara Caramez, técnicas multimídias, Michelle Bezerra, técnicas multimídias, Diego de Los Campos, cenografia, objetos e controles físicos digitais, João R. Peralta, diretor de fotografia, edição e criação de vídeo e interlocução musical, Mirella Brandi, desenho de luz e mediação de Gabriel Barone, coordenador técnico do Balé da Cidade.

A Conversa de Bastidor é um espaço de encontro entre artistas e público, promovendo reflexões sobre processos criativos, escolhas estéticas e contextos das obras. Os ingressos são gratuitos, a classificação é livre e a duração de 60 minutos. As inscrições para participar podem ser feitas através do link. Mais informações disponíveis no site.

(Com Letícia Santos/Assessoria de imprensa Theatro Municipal)