Na segunda-feira (6), funcionários da Kemin do Brasil, empresa multinacional do setor de biotecnologia localizada no Distrito Industrial de Indaiatuba, estiveram na Barragem do rio Capivari Mirim para o plantio de 160 mudas de árvores nativas. O grupo, de 55 pessoas, contou com a presença do CEO Global, Dr.Christopher Nelson, do vice-presidente Global Recursos Humanos, Alex Castillo, do vice presidente Global de Marketing e vice presidente da Divisão Nutrisurance, Jerry May, do presidente local, José Piccolotto, da diretora de Recursos Humanos e Comunicação Interna América Latina, Muna Hammad, do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, José Favero e toda equipe comercial da América Latina & Brasil, além de funcionários de vários departamentos que contaram com o apoio do setor de Meio Ambiente e Jardinagem do SAAE, que os orientaram no plantio das mudas. A motivação para realizar o evento foi “plantar” na cultura da empresa e na vida dos funcionários a importância do cuidado com o meio ambiente – uma das diretrizes da Missão e Valor, definidos globalmente, que a Kemin possui.
A barragem do Mirim tem recebido várias manifestações como esta desde sua criação, demonstrando o interesse das empresas, associações e munícipes pela preservação do meio ambiente e a compreensão da importância de um recurso essencial como a água. Nas margens do reservatório está sendo construído um novo Parque Ecológico, que terá deques para pesca, pista de caminhada, quiosques, campos, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground e um observatório.
O parque terá, em suas áreas de convivência, informações sobre o meio ambiente local por meio de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos. Será um espaço que, além de seu caráter recreativo, será usado para a conscientização dos munícipes e visitantes para a importância da preservação do meio ambiente.
“A importância da preservação dos nossos mananciais e a divulgação do conceito de sustentabilidade mostra a importância de unir comunidade e o meio ambiente para criar uma consciência ambiental em quem visita o Parque”, comenta o superintendente do SAAE, engº Sandro de Almeida Lopes Coral.