O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), reuniu um grupo de comerciantes em seu Gabinete na manhã da última quarta-feira (8) para anunciar o Projeto Páscoa, que levará decoração temática e atividades culturais ao Centro da cidade. O objetivo é oferecer entretenimento para as famílias e, principalmente, promover o comércio local. Em 2016, Indaiatuba registrou 4.687 estabelecimentos comerciais no município, que empregaram cerca de 14.700 trabalhadores.
O prefeito iniciou a reunião falando de sua preocupação com as consequências da crise econômica vivida pelo País e da necessidade de o poder público colaborar na criação de ações que ajudem a amenizar essa situação no município. “Nos últimos meses, estamos registrando quedas na arrecadação da Prefeitura e sei que vocês também estão sentindo os efeitos da crise em suas lojas. Nosso convite foi para apresentar o Projeto Páscoa e também buscar ideias de vocês para iniciarmos uma parceria no sentido de fomentar o comércio de nossa cidade e gerar empregos”, justificou.
Desenvolvido pela primeira-dama Tânia Castanho em conjunto com as secretarias de Cultura e de Governo, o Projeto Páscoa consiste basicamente em criar três pontos de decoração onde serão programadas atividades de entretenimento voltadas a toda família. As praças Prudente de Moraes e D. Pedro II ganharão ovos e coelhos gigantes coloridos e até uma casa do coelho será montada no coreto. O Paço Municipal será o terceiro ponto das festividades e também receberá um cenário de Páscoa em frente ao prédio, onde tradicionalmente é feita a decoração de Natal. Pelo projeto apresentado, as crianças ainda poderão se divertir com mascotes de coelhos que estarão circulando pelo Centro em datas que antecedem a Páscoa.
A Secretaria de Cultura também está montando uma programação especial para a data, com atividades de desenho e pintura para as crianças, que poderão expor seus trabalhos nas praças; pintura facial e muitas outras atrações. Como contrapartida, os comerciantes se comprometeram em organizar promoções para a data e também caprichar na decoração das fachadas, levando o tema Páscoa para dentro de duas lojas.
O prefeito explicou que inicialmente o projeto será realizado nesses pontos específicos, mas dependendo do resultado e do engajamento dos comerciantes, a proposta é expandir para outras áreas de comércio na Cecap e Jardim Morada do Sol. “Vamos fazer essa primeira experiência focando a região central, mas nos próximos anos queremos levar o projeto para outras regiões comerciais da cidade”, avisou. “Queremos transformar essa decoração em uma Parada de Páscoa, como já fazemos com o Natal. Atraindo turistas para a cidade, promovemos o comércio local”, enfatizou.
Os comerciantes que compareceram na reunião aprovaram o projeto apresentado pelo prefeito, apresentaram algumas ideias e já marcaram uma nova reunião para tratar do tema no dia 22 de fevereiro, na sede da Associação, Comercial, Industrial e Agrícola de Indaiatuba (Aciai). Além do prefeito e da primeira-dama, os comerciantes também foram recebidos pela secretária de Cultura, Érika Hayashi Kikuti e pelo secretário de Governo, Renato Stochi. A Aciai foi representada por seu presidente, Jair Sigrist.