O 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba e Programa de Controle de Dengue, em parceria com a EPTV no sábado (18), visitou 1.420 imóveis em quatro horas de trabalho, tendo sido encontrados 53 criadouros já com larvas. Além disso, os agentes recolheram 27 sacos de 100 litros de recipientes pequenos, possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya, e outros materiais maiores, que encheram dois caminhões.
A ação teve início às 8h com concentração na Praça D. Pedro II. No local, foram distribuídos materiais informativos para a população. Em seguida, os agentes saíram em carreata com destino à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Jardim Morada do Sol.
Os profissionais do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde realizaram o mutirão em parte dos bairros Jardins Morada do Sol e São Conrado, onde fizeram vistorias e identificação de criadouros em imóveis de difícil acesso. A área abrangeu as ruas Oscar Ribeira, Avenida Engº. Fábio Roberto Barnabé, Marginal Direita, subindo a Rua José de Campos e fechando com a Rua Martinho Lutero. A região trabalhada integra a sequência de áreas delimitadas pelo Programa no planejamento de mutirões aos finais de semana.
Os agentes de controle da dengue e agentes comunitários de saúde das Unidades de Saúde fizeram vistorias e identificação de criadouros em imóveis de difícil acesso.
Participaram da ação 66 servidores da Secretaria de Saúde, que contaram com o apoio das equipes das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, Defesa Civil (Segurança Pública), Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação e oito integrantes do Grupo de Resgate Voluntários de Indaiatuba.
O Programa de Controle da Dengue segue com mutirões. No sábado (25), a equipe continuará a percorrer o Jardim São Conrado, entre as ruas Martinho Lutero, Carlos Alberto Garcia, até a Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal direita) e também a Rua Oscar Ribeira, retornando à Martinho Lutero.
Até o momento, a Secretaria da Saúde não tem registros de casos confirmados de Dengue em Indaiatuba no ano de 2017. Existem 24 casos notificados que aguardam resultados. Outros dez foram descartados.