Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura de Indaiatuba cria Cadastro de Imóveis Industriais em busca de investimentos externos

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Arquivo - Giuliano Miranda - RIC|PMI.

Foto: Arquivo – Giuliano Miranda – RIC|PMI.

A Secretaria de Governo de Indaiatuba acaba de lançar o Cadastro de Imóveis Industriais na parte de Serviços de seu site institucional. A nova ferramenta visa agilizar e estreitar o contato entre o segmento empresarial, que procura a Prefeitura em busca de informações para instalação de empresas no município e as imobiliárias, corretores de imóveis e pessoas físicas que possuem terrenos ou edificações para venda ou locação destinadas à instalação de empresas. Este sistema de cadastramento ficará aberto para inclusão permanente de novos interessados.

O cadastro poderá ser feito no site da prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br), no setor de Serviços da Secretaria de Governo, com o preenchimento dos seguintes dados: pessoas físicas – Nome, RG, CPF, Endereço, e-mail e telefone. Para corretores de imóveis ou imobiliárias – Razão Social, Creci, CNPJ, endereço, e-mail, telefone, nome e CPF do responsável. A partir desse primeiro cadastro, a pessoa poderá seguir os procedimentos para o cadastro do imóvel.

A Secretaria de Governo auxilia no processo de instalação de novas empresas, facilitando o acolhimento no município de Indaiatuba de novos empreendimentos, de modo a gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico. Neste contexto, o cadastro de imóveis industriais ajuda os investidores na identificação de localidades que atendam aos requisitos relacionados à logística e infraestrutura, como água, esgoto, energia elétrica, gás, conexão rodoviária e zoneamento, entre outras, para a conclusão dos estudos de viabilidade dos investidores.

A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, envia constantemente para a Prefeitura solicitações de imóveis com o objetivo de atrair investimentos para o Estado de SP, atuando como porta de entrada para as empresas que pretendem investir na expansão dos seus empreendimentos. A agência fornece informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar o melhor local para o sucesso dos seus negócios no território estadual.

Neste cenário, o secretário municipal de Governo, Renato Stochi, destaca a importância do cadastro: “Esse banco de dados tem grande valor para indicar as diretrizes e fornecer material de apoio aos interessados objetivando identificar a disponibilidade de imóveis localizados em Indaiatuba para o uso industrial, inclusive dinamizando as informações junto à  Investe São Paulo, buscando justamente aprimorar o ambiente de negócios em Indaiatuba de forma institucional e com predominância do interesse público na implementação de políticas públicas de fomento da atividade industrial no Município”, salienta Stochi.

As informações inseridas no site da Prefeitura serão sigilosas e serão acessadas apenas pela Secretaria de Governo. Conforme a demanda e solicitações, as mesmas informações serão inseridas no site da Investe SP e estas serão acessadas apenas pelos técnicos especializados para este trabalho.

Seleção do Imóvel

A Investe SP envia à Secretaria de Governo uma solicitação contendo as características do imóvel que possa atender a empresa que está buscando municípios no Estado de SP para sua instalação. A Secretaria de Governo, através do banco de dados já preenchidos e inseridos no site da Investe SP, enviará os imóveis que atendam as características requeridas pelos investidores. Havendo interesse do investidor em determinado imóvel, a Investe SP encaminhará a informação à Secretaria de Governo para agendamento de visita técnica ao local, com a presença do corretor ou proprietário do imóvel visando atender e esclarecer mais informações sobre o imóvel.

Quanto aos empresários/ investidores que procuram a Secretaria de Governo diretamente, o mesmo procedimento será aplicado. A Prefeitura fará a consulta ao banco de dados e selecionará os imóveis que atendam as características requeridas pelo empresário/ investidor; havendo interesse, é agendada uma visita técnica no local com a presença do corretor ou proprietário do imóvel.