Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba terá ações no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Arquivo – RIC|PMI.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba promoverá ações no dia 24 de março para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose estarão na Praça Dom Pedro I e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Morada do Sol, das 8h às 16h, fazendo divulgações e orientações sobre a doença e as formas de tratamento. Até o dia 20 de abril, equipes de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e polos de PSF (Programa Saúde da Família) também estarão intensificando a busca por sintomáticos respiratórios.

A abordagem será feita por meio de preenchimento do Questionário de Busca de pessoas sintomáticas respiratórias, que estejam com tosse há mais de três semanas, febre e perda de apetite. Quem se enquadrar nesse perfil será coletado material para exame específico e orientado que faça o exame na UBS mais próxima da residência.

No dia 9 de maio, às 13h30, também será realizada uma palestra sobre o tema no Auditório da Prefeitura com a pneumologista Renata Muniz Jorge. Na ocasião, serão apresentados dados coletados nas unidades de saúde e serão premiadas as UBSs que atingirem a meta estipulada pelo Estado com base no índice de cura e tratamento supervisionado. A meta do Governo do Estado é calculada sobre a população SUS dependente; no caso, 5% de cada área referente.

Atualmente, todas as UBS e PSFs têm condições de tratar e acompanhar os pacientes, o que possibilita o tratamento supervisionado e, consequentemente, a alta cura da doença.

Indaiatuba conta com 32 pacientes em tratamento atualmente.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos e meninge, entre outros. Os principais sintomas são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. É fundamental seguir à risca o tratamento.

Todas as crianças devem tomar a vacina BCG, que é contra a tuberculose.