Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campinas recebe seminário “Violências em debate: por uma sociedade NÃO violenta”

Campinas, por Kleber Patricio

No dia 7 de abril, das 8h às 17h, o projeto Novo Amanhecer, do Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), promoverá o seminário Violências em Debate: por uma sociedade NÃO violenta. O evento ocorrerá no auditório da DeVry Metrocamp, localizado na rua Dr. Sales de Oliveira, 1661, Vila Industrial, Campinas/SP e abordará temas relevantes baseados em três eixos: vivências empáticas, contextualização histórica e experiências de enfrentamento. São esperados profissionais que atuam nas diversas políticas públicas do Sistema de Garantia de Direitos. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser realizadas no site do CPTI (www.cpti.org.br).

Com o objetivo de sensibilizar o público para relevância de um diálogo constante sobre o fenômeno das violências, o evento discutirá o tema sobre diferentes perspectivas, na presença de especialistas como a psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP Maria Cristiane Nali; o educador social nas políticas públicas de cultura e assistência social Leonardo Lopes Ferreira; a psicóloga e especialista em Psicanálise na Cultura Fabiana Galvão Taioli Ribeiro; a assistente social especialista em políticas públicas Tamiris da Silva Eugenio e o pesquisador social inglês Dominic Barter.

O seminário, que tem a parceria com a Fundação Abrinq, patrocínio do Instituto Mahle e da Afiadora e Facas Campinas e apoio da DeVry Metrocamp e do Royal Palm Tower, é uma ação de encerramento do Projeto Novo Amanhecer do CPTI, financiado durante dois anos pelo Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq,  que teve por objetivo trabalhar a prevenção das violências com um público de aproximadamente 525 crianças e adolescentes, além de jovens e famílias do Distrito de Nova Aparecida, região Norte de Campinas.

“Iniciativas como este seminário promovido pelo CPTI, por meio de parcerias e cooperação, são fundamentais para o fortalecimento e legitimação da rede de proteção. É de extrema importância disseminar conceitos e práticas estabelecendo um diálogo eficaz para a desnaturalização e o enfrentamento à violência”, destaca a gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cesario.

Além de oferecer subsídios teóricos e práticos para aprimorar o enfrentamento das violências, este encontro almeja contribuir com a promoção de mais espaços para abordar esta questão que tanto prejudica a sociedade. “A ideia principal do seminário é possibilitar uma reflexão crítica sobre algumas das manifestações da violência existentes em nossa sociedade, para que as intervenções sejam mais eficazes e promovam mudanças culturais”, conclui a psicóloga e educadora social do CPTI, Fabiana Taioli.

O evento faz parte de uma série de ações promovidas pelo CPTI para celebrar os 25 anos de história da instituição, que realiza um trabalho na área da assistência social com crianças, adolescentes e grupos familiares, a partir de um time de profissionais qualificados e com o apoio de empresas parceiras, no Distrito de Nova Aparecida em Campinas.

Serviço:

Data: 7 de abril de 2017 – sexta-feira

Horário: 08h às 17h

Local: Auditório da DeVry Metrocamp

Endereço: Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661 – Vila Industrial – Campinas/SP

Inscrição gratuita pelo site www.cpti.org.br.

PROGRAMAÇÃO

8h às 8h45 – Credenciamento e café

9h às 9h30 – Abertura do evento, com a Mesa formada por Rodrigo Otávio Teixeira Neto (presidente Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – Cmdca Campinas),

Denise Maria Cesario (gerente executiva da Fundação Abrinq) e Janete Aparecida Giorgetti Valente (secretária Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar)

9h30 às 10h10 – Violências: compreender a história, encontrar caminhos – Maria Cristiane Nali

10h10 às 10h50 – Exposição de ações de enfrentamento à cultura da violência – Leonardo Lopes, Fabiana Taioli e Tamiris Eugenio – Projeto Novo Amanhecer – CPTI

10h50 – 11h30 – Introdução à Comunicação Não-Violenta – Dominic Barter

11h30 às 12h00 – Perguntas e Respostas

12h00 às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 17h00 – Atividades vivenciais e reflexivas na perspectiva da Comunicação Não-Violenta – Dominic Barter

CPTI: 25 anos de História

Nesse ano, o CPTI celebra 25 anos de história de Assistência Social na região norte do município de Campinas. Criada em 1992 por iniciativa da própria comunidade, período em que Campinas atraía, por sua economia, muitos migrantes em busca de melhores condições, o CPTI iniciou seu trabalho com o atendimento de crianças, permitindo que suas mães saíssem para trabalhar. Atualmente, com atuação focada na promoção da garantia de direitos de crianças, adolescentes e grupos familiares e na política de assistência social, o CPTI é referência no terceiro setor, conveniado à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Fundação FEAC).

A instituição vem apoiando milhares de pessoas, oferecendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, a partir de seis anos e serviços específicos e especializados de atendimento para as famílias e comunidade, trabalhando a cidadania, os valores humanos, a autoestima e o protagonismo de seus participantes com oficinas de balé, esportes, música, teatro, grafite, mundo do trabalho, educação ambiental, biblioteca e informática, entre outros. Telefones: (19) 3781-8093 | (19) 7803-4443.