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Prefeitura de Indaiatuba realiza audiência do plano de mobilidade urbana no dia 07/04

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Arquivo – RIC|PMI.

A Prefeitura de Indaiatuba promove no dia 7 de abril, às 17h, a segunda audiência pública do Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável – Pdmus. A audiência acontecerá no Auditório do Paço Municipal com a presença do prefeito Nilson Gaspar (PMDB) e o objetivo é apresentar aos cidadãos as principais diretrizes e as ações recomendas para o Plano.

O Pdmus de Indaiatuba começou a ser elaborado em 2015 com o levantamento de dados, diagnósticos e formulação de diretrizes associadas aos temas principais: sistema viário, trânsito, transporte coletivo, transporte cicloviário, mobilidade a pé e mobilidade na área central.

Quanto às diretrizes do sistema viário, o Plano considerou a cidade dividida em três regiões: zona de expansão, zona em consolidação e zona consolidada. A primeira se refere às regiões do Parque Campo Bonito, do Pimenta e região Central; a segunda engloba principalmente periféricas que incluem as chácaras e a terceira, a zona consolidada, inclui a região central, parte do Jardim Morada do Sol e parte do Distrito Industrial.

Para o sistema viário da zona consolidada, as diretrizes estabelecidas no Plano indicam ações pontuais de âmbito local com o objetivo de aliviar gargalos de tráfego e propõe estudos funcionais para identificar projetos de adequação dos cruzamentos do Parque Ecológico. Também são propostas análises funcionais dos eixos viários transversais à rodovia SP-075, com destaque para uma nova transposição sobre a rodovia seguindo a diretriz da Estrada General, dando acesso direto ao Distrito Industrial.

Na região definida como zona em consolidação, as diretrizes para o sistema viário estabelecidas no plano visam complementar e proporcionar conectividade na malha viária.

Para o sistema viário da zona de expansão urbana, as diretrizes estabelecem inserções estruturais de eixos viários que visam proporcionar estruturação para horizontes futuros de ocupação. Neste caso específico, foram identificados os principais vetores de expansão urbana e para cada vetor foi definida uma diretriz viária estrutural.

Já a análise dos aspectos de trânsito da cidade identificou que não há problemas relevantes associados a congestionamentos de tráfego. Mesmo assim, foram apresentadas propostas com base no contexto de gestão de tráfego, a implantação de medidas de controle de acidentes, a implantação de um Programa Permanente de Redução de Acidentes, melhoria das condições de sinalização das vias e implantação de novas ferramentas de gestão.

No que se refere ao transporte coletivo, o diagnóstico do setor indicou que o sistema municipal, composto por 25 linhas e frota de 59 veículos, apresenta baixa utilização com participação da ordem de apenas 12% das viagens motorizadas. Com o objetivo de melhorar esse quadro, o Pdmus apresenta proposta de reestruturação da rede de linhas de ônibus municipais, de modo a proporcionar maior confiabilidade a partir da oferta de maiores frequências de atendimento obtidas pela concentração dos itinerários das linhas, além de medidas pontuais de relocação de terminais de ônibus.

A reestruturação proposta resultou em uma rede de 27, linhas classificadas de acordo com uma nova tipologia proposta, sendo 6 linhas troncais, 14 linhas radiais, duas linhas diametrais, duas linhas perimetrais e três linhas circulares.

Quanto ao transporte cicloviário, o Pdmus apresenta uma proposta de ampliação da rede de ciclovias e ciclofaixas, com a construção de mais 40 km de vias cicláveis exclusivas novas, além de adequações na infraestrutura existente. Esse conjunto de vias cicláveis propostas no Pmdus, somado aos 23 Km de vias existentes, resultaria em uma rede de 63 km.

Para a mobilidade a pé, a proposta é centrada em um programa de recuperação de calçadas, uma vez que o passeio público é o fator de maior influência sobre a mobilidade a pé.

Para a mobilidade na área central, o conceito geral da proposta visa reduzir e controlar a circulação dos modos motorizados a fim de priorizar os modos não motorizados, sobretudo a pé, na área de maior concentração de atividades comerciais da cidade. A chamada Zona Especial de Circulação – Centro é um projeto específico para a área central, mas que pode servir de modelo para a aplicação dos mesmos conceitos em outras áreas de centralidade do município.

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Indaiatuba atende aos requisitos da Lei de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O estudo foi elaborado pela Oficina Engenheiros Consultores Associados, seguindo a metodologia sugerida pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. O trabalho da consultoria foi acompanhado pela administração municipal por meio de uma comissão formada por integrantes das secretarias municipais de Administração, Planejamento Urbano e Engenharia, Obras e Vias Públicas, Desenvolvimento, Segurança Pública, Urbanismo e Meio Ambiente e Habitação.

Entre as orientações para a elaboração do Plano estava a vinculação do mesmo ao Plano Diretor Municipal, além da análise e proposição de diretrizes, ações e projetos para ampliação da mobilidade da população em condições adequadas e qualificadas; reorganização da rede de transporte coletivo, com especial atenção para as questões de integração interna a este modo de transporte e dele com os demais modos.

Em abril de 2016 foi realizada a primeira audiência para apresentação do PDMU – Fase de Diagnóstico e Formulação de Diretrizes. Na ocasião, foram abertos canais de comunicação para que a população pudesse apresentar sugestões.

Serviço:

Audiência Pública de acompanhamento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Indaiatuba – Fase diretrizes e as ações recomendadas

Local: Auditório da Prefeitura

Data: 7 de abril

Horário: a partir das 17h

Programação:

Das 17h às 17h30 – Inscrições

Das 17h30 às 17h40 – Abertura pela autoridade municipal

Das 17h40 às 18h40 – Apresentação das diretrizes e ações e recomendas para o Pdmus

Das 18h40 às 19h10 – Abertura para solicitação de esclarecimentos aos interessados

Às 19h10 – Encerramento.