Na Páscoa, o bacalhau reina absoluto na mesa dos brasileiros. Esse saboroso peixe vem dos mares do norte da Europa para ser estrela de diversas receitas nesse período e esse sucesso na cozinha tem duas explicações: sabor e versatilidade.
“A vantagem do bacalhau é o sabor marcante e característico, que combina com diversos ingredientes. Além disso, a versatilidade na hora do preparo, que vai desde bolinhos, a assados e receitas cremosas, podendo estar presente em todos os momentos desse banquete de Páscoa”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.
Destaque gastronômico, esse peixe ainda garante boas porções de saúde. “Ele tem baixo teor de gorduras e é rico em proteínas, sendo composto por até 40% desse nutriente. Além das proteínas, é uma boa fonte de cálcio – importante para ossos, dentes e músculos – e ferro, ajudando a prevenir anemias”, ressalta a profissional.
Dicas e truques na hora de escolher e preparar
A hora de escolher – uma boa posta de bacalhau deve estar seca e com um tom branco ou amarelo muito claro. Ela ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal. Quanto às variedades, o Gadus Morhua – conhecido como bacalhau do Porto – tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira. Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada;
A hora de preparar – a dessalga deve ser feita sempre em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira. A água pode ser trocada a cada 6 ou 8 horas. Outro detalhe: escolha apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada e, se for assar, não ultrapasse os 150°C.
A nutricionista elaborou três receitas com bacalhau para o almoço de Páscoa:
Ingredientes:
500 g de bacalhau
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
150 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
1 pão francês (molhado no leite)
50 ml de azeite
Queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Cozinhe o bacalhau em fogo baixo até amolecer. Escorra a água, desfie os pedaços e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura, a cebola e refogue até que os vegetais amoleçam. Acrescente o bacalhau desfiado, o leite e o creme de leite. Deixe cozinhar. Acrescente o pão umedecido, mexendo até que ele se desmanche. Passe o conteúdo da panela para uma assadeira. Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.
Ingredientes:
300 g de bacalhau desfiado
50 ml de azeite
½ cenoura ralada bem fininha
1 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 tomate médio picado
Purê de duas batatas doces médias
Cheiro verde a gosto
2 ovos
4 colheres (sopa) farinha de arroz
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o bacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar. Faça bolinhas, unte com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Bacalhau grelhado com legumes e especiarias
Ingredientes:
1 kg de bacalhau
75 ml de azeite extra virgem
1 abobrinha italiana média
1 berinjela pequena
1 tomate médio (não muito maduro)
1 colher (sopa) de especiarias de sua escolha (alecrim, orégano, manjericão etc.)
20 ml vinagre de vinho branco
Molho:
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
100 ml de suco de limão
1 cebola
1 pitada de sal
2 pimentas dedo de moça
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Grelhe o bacalhau com 25 ml de azeite em uma panela. Reserve. Corte os legumes em rodelas e tempere com as especiarias e o vinagre. Leve para grelhar com o resto do azeite na mesma panela do bacalhau. Misture todos os ingredientes do molho e sirva com o bacalhau e os legumes grelhados.
Para mais receitas, acesse www.redeoba.com.br.