Originário do Oriente Médio, o figo é um sucesso desde a antiguidade. Com textura marcante e sabor suculento, ele pode fazer parte de saladas e aperitivos, além de render deliciosas compotas e geleias. Pra completar, a fruta é recheada de nutrientes e ajuda desde a digestão até o combate de doenças cardiovasculares.
“É uma fruta pouco calórica e com baixo teor de açúcares naturais, sendo ideal para manter a alimentação saudável. Além disso, possui fibras, que contribuem para a saciedade e melhoram a digestão e ferro, mineral que ajuda a reduzir a sensação de cansaço e fadiga muscular e ainda contêm antioxidantes, que fortalecem as defesas do organismo – essenciais para o período do inverno, evitando gripes e resfriados – e auxiliam na prevenção de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.
Os benefícios à saúde são grandes atrativos para incluir a fruta no cardápio, mas o sabor e a versatilidade na cozinha não deixam a desejar. Pode ser consumido in natura, desidratado, em compotas, geleias, saladas de folhas e compondo aperitivos. “Quando aquecemos o figo para usá-lo em preparações, perdemos parte de seus nutrientes; por isso, o melhor é optar por pratos sem cocção, como, por exemplo, na salada de frutas, servido em fatias com chocolate meio amargo derretido ou mel ou ainda em uma bela salada de folhas com rúcula, agrião e queijo de cabra”, indica a profissional.
Como escolher
Figos com coloração mais viva e com a casca mais roxa são os melhores. Se for para consumir logo – entre 1 e 2 dias – leve os com a casca um pouco mais “enrugada”. Mas, se for armazenar por mais dias em casa, escolha os figos com a casca mais lisa.
Como conservar
Se ainda estiver “verde”, deixe por 1 ou 2 dias fora da geladeira, porém em local sem contato direto com a luz do sol ou calor. O figo é uma fruta que gosta do frio; por isso, se ele já estiver maduro, armazene na geladeira para ter uma maior durabilidade da fruta, na parte inferior da geladeira (na gaveta de vegetais ou em um pote com tampa).
A nutricionista sugere três receitas deliciosas com a fruta:
Ingredientes:
½ maço de alface roxa
1 maço de rúcula
4 a 5 figos roxos maduros sem pele, cortados em 4 partes
100 g de presunto tipo Parma picado
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e tempere com vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta a gosto.
Ingredientes:
100 gramas de queijo ricota ou frescal
8 figos roxos
Mel
Modo de preparo:
Corte fatias médias do queijo (ricota ou frescal). Descasque o figo roxo e corte em lâminas finas. Em um prato monte uma fatia de queijo para 1 lâmina de figo e despeje um fio de mel por cima. Leve para a geladeira e sirva gelado.
Torta recheada com figos roxos
Ingredientes:
8 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xícara (chá) de açúcar
3 gemas de ovo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¼ de colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de creme de leite
Para o recheio:
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
100 ml de leite integral
1 ovo inteiro + 2 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
15 figos roxos maduros
Modo de preparo:
Bata a manteiga com o açúcar na batedeira, até incorporar bem. Acrescente as gemas e bata novamente. Finalize juntando a farinha, o sal e o creme de leite, batendo até formar uma massa homogênea. Deixe na geladeira por uma hora. Enquanto isso prepare o recheio: descasque e pique os figos. Misture todos os ingredientes em uma panela, exceto os figos, e cozinhe em média por 5 minutos. Abra a massa em uma forma de fundo removível, leve para assar por 10 minutos. Retire a massa do forno, acrescente o creme do recheio e arrume os figos, distribuindo-os pela assadeira. Volte para o forno por mais 20 a 30 minutos, em fogo baixo. Leve para a geladeira por 2 horas e sirva gelada.
Para mais receitas, acesse www.redeoba.com.br.