Introduzida no continente americano pelos europeus, a pera caiu no gosto dos brasileiros não só pelo sabor delicado, mas também por suas propriedades nutritivas, com alta concentração de vitaminas. Consumida em geral crua ou em preparações doces e salgadas, muitas vezes combinada perfeitamente a queijos finos, costuma ser também a melhor opção para o dia a dia de quem segue um cardápio fitness e pratica regularmente atividades físicas, tanto pela quantidade reduzida de apenas 50 calorias por unidade, como por seu alto poder de hidratação: a água representa mais de 80% de sua composição.
Mais impressionante é a extensa lista de benefícios nutricionais da pera, uma verdadeira fonte de beleza e saúde de fácil acesso. “Além de ser ótima fonte de vitamina C, que ajuda na boa coagulação do sangue, na manutenção da imunidade e na produção de colágeno da pele, possui ainda vitamina A, importante para a visão e pele, e vitaminas do complexo B, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo energético”, ressalta a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.
Outro destaque da fruta é a presença de minerais, especialmente o potássio, fundamental para a contração muscular e para a pressão arterial. “É ideal para quem faz atividades físicas em ambientes muito quentes ou quem precisa controlar a pressão arterial e, em complemento, apresenta manganês, magnésio e cobre, auxiliando na saúde dos ossos”, aponta Renata. Como se não bastasse, a pera ainda é rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal e para o controle do açúcar no sangue, principalmente se consumida com a casca. “Contém também antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e prevenindo o organismo de doenças crônicas”, completa.
Como escolher
Na hora da compra, observe se a casca está íntegra e sem pontos de amassados, que podem indicar que a pera está muito madura e deve ser consumida mais rapidamente ou utilizada em preparações. A parte do talo pode ajudar também – se estiver macia ao toque, já está pronta para ser ingerida; se estiver ainda muito firme, precisa de mais alguns dias para estar no ponto certo. Nas frutas maduras, o aroma é igualmente mais acentuado.
Como conservar
Por ser uma fruta bem delicada, a pera deve ser armazenada em geladeira para ter uma validade maior, preferencialmente na gaveta de vegetais, onde a temperatura não é fria a ponto de machucar (“queimar”) a casca.
Confira abaixo as receitas saborosas indicadas pela nutricionista:
Ingredientes:
1 pera grande
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de mel
Suco de meio limão
Casca de uma laranja picada
½ colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo:
Misture o mel, o suco de limão, a baunilha, a casca da laranja e a canela em pó. Corte a pera em quatro partes e passe cada parte pela mistura. Coloque para assar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, virando os pedaços na metade do tempo. Sirva quente, sozinha ou acompanhada de iogurte natural.
Ingredientes:
1 pera média com casca picada (tire as sementes)
Suco de 2 laranjas limas
½ colher (chá) de gengibre ralado
½ copo de gelo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se desejar, adoce com mel.
Ingredientes:
10 peras cortadas ao meio sem miolo
500 ml de água
1 colher (sopa) de suco de limão
½ xícara (chá) de mel
½ de xícara (chá) de suco de laranja
1/4 de xícara (chá) de queijo gorgonzola picado
1 colher (sopa) de cream cheese
Salsinha crespa a gosto para enfeitar
Modo de preparo:
Corte as peras ao meio e retire a parte do miolo com uma colher. Deixe de molho na água com suco de limão para não escurecer. Misture, em outro recipiente, o mel e o suco de laranja. Passe as peras nessa mistura e leve ao forno por 30 minutos. Em uma vasilha, misture o queijo gorgonzola com o cream cheese e recheie as peras já assadas com essa mistura. Leve ao forno baixo por mais 5 minutos. Após desligar o forno, salpique salsinha picada a gosto e sirva imediatamente.
Para outras receitas, acesse www.redeoba.com.br.