Quase nove meses após as últimas disputas de medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu no fim de semana, o Campeonato Estadual de Pista, organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). No domingo (28), os atletas Armando Camargo Filho ‘Piá’ e Gideoni Monteiro, da equipe Secretaria de Esportes/HTPro Nutrition/Shimano, de Indaiatuba, pedalaram forte e conquistaram o 2º e 4º lugares, respectivamente, na categoria Omnium. O campeão foi o paranaense Cristian Egídio da Rosa, da equipe São Francisco Saúde/Klabin/SME, de Ribeirão Preto.
O evento reuniu cerca de 120 ciclistas, que disputaram as categorias Elite Masculino/Feminino, Sub-23 Masculino/Feminino, Júnior Masculino/Feminino, Juvenil Masculino/Feminino e Infanto Juvenil Masculino/Feminino. O campeonato contou pontos para o ranking estadual fluminense e também para o ranking nacional de pista. Foi na pista do Velódromo do Rio que 35 recordes olímpicos, paralímpicos e mundiais foram quebrados em agosto e setembro de 2016; por isso, o local é considerado o velódromo mais rápido do mundo.
Omnium
De acordo com Armando Filho, a Omnium é a somatória de quatro provas (Scratch, Tempo, Prova de Eliminação e Prova por Pontos). Piá foi quarto colocado na primeira disputa, chamada de Scratch (10km diretos com uma chegada só). Em seguida, foi terceiro colocado da prova Pontos Race (também 10 km, mas em sistema de pontos: a partir da quarta volta, todas têm chegada e cada uma vale um ponto para o primeiro colocado). Na terceira disputa, chamada Eliminação (a cada duas voltas o último colocado era retirado após o toque de um sino), o ciclista indaiatubano ficou em terceiro. A última prova, com 25 km, também foi por pontos: a cada dez voltas, uma chegada, sendo que pontuavam os quatro primeiros. Piá foi o 2º colocado na etapa e cravou o 2º lugar mais alto do pódio no geral. “Foi uma emoção muito grande participar desse evento. Provas por pontos, para as quais tenho uma característica boa. Fizemos uma boa apresentação. Nas quatro provas cheguei entre os quatro primeiros colocados e consegui impor um ritmo legal na corrida por pontos”, comentou o atleta.
Embora soubesse do vice-campeonato, o ciclista precisou esperar para comemorar. A organização da prova errou na hora da soma dos pontos e por pouco Lauro Chaman levou o troféu por engano. “Houve um erro que não contabilizou uma volta que eu dei no pelotão, algo valioso nessa competição. Mas estou contente. Apesar de algumas falhas da organização, fiquei contente com o resultado, que serviu de preparação para o Interestadual, que será disputado em Indaiatuba daqui a quinze dias”, ressaltou.
O próximo desafio da equipe indaiatubana será nos dias 17 e 18 de junho, no Campeonato Interestadual de Pista, que será realizado no Velódromo Municipal de Indaiatuba.
Categoria Elite
Prova Omnium
Masculino
1 – Cristian Egídio da Rosa – São Francisco Saúde/Klabin/SME/Ribeirão Preto
2 – Armando Reis da Costa Camargo Filho – Secretaria de Esportes/HTPro Nutrition/Shimano/Indaiatuba
3 – Lauro Lauro César Mouro Chaman – Soul Brasil ProCycling/São José dos Campos
4 – Gideoni Rodrigues Monteiro – Secretaria de Esportes/HTPro Nutrition/Shimano/Indaiatuba
5 – Ricardo Pereira Dalamaria – Clube de Ciclismo Só Pedal/Curitiba.