Começaram no dia 15 de maio e terminaram ontem, 5 de junho, os Seminários de Outono do Colégio Escala, de Indaiatuba. O ciclo de apresentações, que abrangeu temas diversificados, foi aberto com a turma do 8º A abordando o tema Qual é o plano?, coordenado pela professora de Matemática Beatriz Vecchi Calefo.
A ideia dos seminários, além de passar ensinamento sobre os mais diversos assuntos atuais ou históricos, é de trabalhar a oralidade, desenvoltura e postura dos alunos. “É um projeto muito importante para o desenvolvimento da linguagem, dos conceitos estudos, do trabalho em equipe, da criatividade e do domínio de palco”, cita a diretora do colégio, Rosangela Silva.
As apresentações seguiram o cronograma com a turma do 6º B, coordenada pela professora de Geografia Eliana Lucarelli, com o tema O que você faz com o seu lixo de cada dia? Pegando carona nas obras do artista Vik Muniz, os alunos abordaram o tema de forma didática e usaram a arte para informar algumas maneiras de reutilizar o lixo.
Na quinta-feira, 25 de maio, foi a vez da turma 6º A, que falou sobre o tema Contos maravilhosos ou macabros?, orientados pela professora de Português Carolina Ferreira Leite.
O grupo do 7º A, orientado pelo professor de Biologia André Pecht, apresentou o tema Nem bicho, nem planta. E para finalizar o ciclo de apresentações de outono, o 7º B, orientado pela professora de Matemática Ana Paula Baldini Ferreira, abordou o tema Cresceu para baixo.
As duas últimas turmas tiveram o desafio de apresentar partes do seminário nas línguas inglesa e espanhola, mostrando sua desenvoltura também numa segunda língua e sendo orientados pelas professoras Eliza Fernandes Garcia Biral, de Inglês e Ana Carolina Cavicchioli, de Espanhol.
Os Seminários de Outono aconteceram na Unidade II do Colégio e foram abertos ao público e com entrada gratuita.