A pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, do Instituto Pró-Livro, capturou uma mudança no comportamento dos leitores. Os brasileiros estão lendo mais no celular, crescimento de 73% para 75% de 2019 para 2024, e estão ouvindo mais audiolivros, alta de 20% para 23% no período referenciado anteriormente. Esse crescimento tem impulsionado apps como o AYA Books, que dobrou os downloads e triplicou usuários ativos em 2024, com destaque para o Sudeste, responsável por 46% dos acessos, sendo 26% de São Paulo.
Os preferidos
O app acaba de disponibilizar uma retrospectiva personalizada para os seus usuários. Quando se considera os dados gerais, as categorias mais visualizadas são: 1) Ficção, 2) Auto-Ajuda, 3) Romance, 4) Religião e 5) Negócios e Investimentos. Já os títulos mais favoritos dos usuários do AYA Books são: 1) O Fabricante de Lágrimas, Erin Doom, 2), Café com Deus Pai, Junior Rostirola, 3) O Cuidado do Corpo, Luciano Subira, 4) Como Convencer Alguém em 90 Segundos, Nicholas Boothman e 5) A Prateleira do Amor, de Valeska Zanello.
(Bruna Pedroso de Moraes/GBR Comunicação)