O Teatro Municipal de Sorocaba recebe no próximo sábado, 23 de junho, às 17h00, o musical infantil Operilda na Orquestra Amazônica, com entrada gratuita. A retirada dos ingressos acontece a partir das 16h00 do dia da apresentação e a classificação é livre (indicado para crianças a partir de cinco anos). O projeto Schaeffler Música – Temporada de Música Clássica de Sorocaba, já na 9ª edição, propõe gratuitamente, durante o ano de 2018, oito concertos inéditos, sete oficinas Como Ouvir Música Clássica e uma palestra, na programação especial em comemoração aos 60 anos da empresa Schaeffler no Brasil.
Sucesso de crítica e público, o musical conta de maneira lúdica a história da música erudita brasileira. Vencedor em 2013 dos Prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como Melhor Musical Infantil e Femsa, na categoria especial pela divulgação da música erudita e folclórica, a divertida montagem conquista a atenção de crianças e adultos. Tocando ao vivo, os músicos interagem com a plateia e com a personagem principal para mostrar que a música erudita não é uma arte de difícil acesso. A direção geral é de Regina Galdino, com direção musical do maestro Miguel Briamonte.
Operilda, interpretada pela atriz e autora Andréa Bassitt, é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil e tem uma missão: contar a história da música erudita brasileira para as crianças em apenas uma hora. Se conseguir, vai ganhar uma orquestra completa só para ela. Para isso, sua tia Opereta lhe dá uma camerata de seis músicos eruditos e Livrildo, um livro mágico que vai ajudá-la. Ao longo do espetáculo, Operilda passeará por diferentes ritmos musicais, estilos e compositores para conseguir cumprir a sua tarefa. Em cena, Andréa Bassitt se apresenta ao lado dos músicos Elaine Giacomelli (piano), Cássia Maria (percussão), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Joyce Peixoto (trombone). O repertório traz composições de nomes históricos da música erudita brasileira, como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, e da música popular, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia e Tom Jobim, além de canções de origens folclórica, africana e indígena brasileiras. O cenário, assinado por Marco Lima, traz referências à floresta amazônica com resoluções lúdicas e encantadoras.
Com a produção da MdA International e a direção artística de Marco de Almeida, a temporada deste ano está repleta de grandes obras clássicas tradicionais e modernas, num repertório eclético, raro e musicalmente intenso.
REPERTÓRIO
Mourão, de Guerra-Peixe e Clóvis Pereira
O Sapo não lava o pé e Sapo Cururu (cantigas infantis tradicionais)
De Ke Ke Ke, canto dos índios Kharó
Gavotte, de François Joseph Gossec
Lundu da Cachaça, de Xisto Bahia
Laudate Dominum Omnes Gentes, de Padre José Maurício
A Mulata, de Xisto Bahia e Mello de Moraes Filho
Série Brasileira, Aurora Luminosa (1º movimento) e Batuque (4º movimento), de Alberto Nepomuceno
Quem sabe?, de Carlos Gomes e Francisco Leite de Bittencourt Sampaio
Ô Abre Alas e Canção do Maestro, de Chiquinha Gonzaga
Odeon, de Ernesto Nazareth
Melodia Sentimental e O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos – no Trenzinho, letra de Ferreira Gullar
Ponteio nº 45, de Camargo Guarnieri
Borzeguim, de Tom Jobim
O Guarani, de Carlos Gomes
FICHA TÉCNICA
Texto – Andrea Bassitt
Direção – Regina Galdino
Direção musical e arranjos – Miguel Briamonte
Operilda – Andréa Bassitt
Piano – Elaine Giacomelli
Percussão – Cássia Maria
Contrabaixo – Clara Bastos
Violino – Paula Souza Lima
Clarinete e flauta – Joca Araújo
Trombone – Joyce Peixoto.
Serviço:
9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música
Operilda na Orquestra Amazônica – Musical Infantil
Dia 23 de junho, sábado, às 17h00
Teatro Municipal de Sorocaba
Entrada gratuita – Retirada dos ingressos a partir das 16h no dia da apresentação
Classificação Livre (indicado para crianças a partir de cinco anos)
Informações: www.mdainternational.com.br/ ou telefone (15) 3211-1360 (MdA International).
PRÓXIMAS ATIVIDADES DA TEMPORADA
Dia 30 de junho, sábado
Oficina Como Ouvir Música Clássica, com o Professor Dr. Sérgio Molina. Local: Conservatório Rogerio Koury – Horário: 15h00 – Inscrições gratuitas. (Necessário fazer as inscrições pelo telefone 15 3211-1360)
Tema: M. Ravel – Daphnis et Chloé. A dança dos sons: uma sinfonia coreográfica.
Dia 28 de julho, sábado
Trio Nobile – Concerto Internacional com Clelia Iruzun, piano; Anthony Flint, violino e Johann Sebastian Paetsch, violoncelo.
Teatro Municipal de Sorocaba às 20h30
Entrada gratuita – Retirada dos ingressos a partir das 19h no dia da apresentação (não aconselhável para crianças menores de seis anos).