A Editora Nova Fronteira dá continuidade ao projeto de reedição das obras de Simone de Beauvoir e publica uma nova edição da obra ‘A cerimônia do adeus’, um dos relatos mais íntimos da autora. No livro, Simone revisita os últimos dez anos de vida de Jean-Paul Sartre, seu grande amor, combinando sua sensibilidade literária com um olhar analítico. Publicada originalmente em 1981, a obra mescla registros biográficos e entrevistas com o filósofo francês, oferecendo um retrato profundo de seus anos finais, marcados por problemas de saúde e pelo desejo incansável de continuar escrevendo.
Mais do que um livro de memórias, A cerimônia do adeus reforça a relevância do pensamento de Simone de Beauvoir, que segue sendo uma referência essencial não apenas pelo impacto literário e filosófico, mas também por sua influência no feminismo. No Brasil, o livro ganhou destaque recentemente na imprensa com o monólogo teatral criado por Fernanda Montenegro, inspirado no livro e em outros textos da escritora francesa. Dando continuidade ao projeto editorial, a Nova Fronteira lançará em breve uma nova edição de Memórias de uma moça bem-comportada.
O livro, que conta com prefácio de Magda Guadalupe dos Santos, é um relato pessoal, que combina elementos biográficos e filosóficos. Baseado em anotações do diário da autora e entrevistas realizadas com Sartre ao longo de sua vida, o título narra os desafios que ele enfrentou com a saúde debilitada e seu esforço incansável para concluir suas obras finais. Mais do que uma biografia, o título é um estudo sobre a relação entre dois dos maiores intelectuais da história e uma reflexão sobre a luta pela liberdade do pensamento, mesmo diante das dificuldades da vida.
Sobre a autora

Foto: Moshe Milner – Crop of File: Flickr – Government Press Office (GPO) – Jean Paul Sartre and Simone De Beauvoir welcomed by Avraham Shlonsky and Leah Goldberg.jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39952804.
Simone de Beauvoir nasceu em Paris, em 9 de janeiro de 1908, em uma típica família burguesa da França. Criada de forma bastante tradicional por pais extremamente católicos, ainda na adolescência rejeitou os valores morais e religiosos de sua família. Formou-se em filosofia na Sorbonne, onde conheceu Jean-Paul Sartre em 1929, tornando-se sua companheira e maior crítica. Entre 1941 e 1943, Simone lecionou filosofia na mesma universidade em que estudou, sendo demitida pelos nazistas. Em 1943, lançou seu primeiro livro, o romance A convidada, e, em 1949, os dois volumes de O segundo sexo. Depois da guerra, junto com Sartre e Merleau-Ponty, fundou a revista Les Temps modernes, que durante 25 anos foi uma das maiores arenas do debate político e filosófico mundial. Entre romances, ensaios e livros de memórias, Simone de Beauvoir lançou mais de vinte obras. Morreu em 14 de abril de 1986, em Paris, e foi enterrada junto a Sartre.
Detalhes do livro A Cerimônia do Adeus
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 496
Capa: Brochura
ISBN: 978.65.5640.903-0
Dimensões: 15,5 x 23 cm.
(Com Emanuelle Guigues/MNiemeyer Assessoria de Comunicação)