Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Abril no Museu do Ipiranga: Programação destaca narrativas indígenas com visitas mediadas e exibição de documentário

São Paulo, por Kleber Patricio

‘Cacique Tibiriçá e Neto’ (1932), de José Wasth Rodrigues, ‘Ciclo da Caça ao Índio’ (1922), de Henrique Bernardelli/Acervo Museu Paulista da USP.

O Museu do Ipiranga preparou uma agenda voltada especialmente para temáticas indígenas durante o mês de abril. As visitas mediadas, que também contam com datas em Libras, abordarão grandes obras do acervo que representam os povos indígenas por diferentes perspectivas. Fazem parte do roteiro pinturas como ‘Cacique Tibiriçá e Neto’ (1932), de José Wasth Rodrigues, ‘Ciclo da Caça ao Índio’ (1922), de Henrique Bernardelli, e ‘Fundação de São Paulo’ (1909), de Oscar Pereira da Silva, que serão analisadas de maneira crítica pela equipe do Educativo que conduz a atividade.

O Cinema no Museu, novo eixo temático na programação da instituição, inaugura a primeira edição no sábado, 5/4, às 15h, com o filme ‘Tava, a Casa de Pedra’ (2012), com os diretores Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty como convidados especiais para um bate-papo após a exibição.

Em paralelo, a quarta edição do Ciclo Encontro com a Pesquisa, conduzida pela pesquisadora Isabela Ferreira Sodré, vai abordar a importância da caracterização química para a preservação de bens históricos, os desafios na análise de obras sobre papel e os impactos do estudo na compreensão dos aspectos materiais e técnicos da coleção José Wasth Rodrigues.

Confira a programação completa:

VISITA MEDIADA | Representações indígenas em diálogo

A visita convida o público a refletir sobre as representações dos povos indígenas nas coleções do Museu Paulista. O roteiro busca evidenciar os contrastes entre visões acadêmicas e artísticas ao longo do tempo, destacando como essas interpretações influenciaram a compreensão das vivências e resistências indígenas no Brasil, especialmente no contexto paulista.

Visitas mediadas em Português

5, 6, 12, 19 e 26/4 às 14h

Ponto de encontro no Saguão, ao lado da Escadaria

Não é necessário inscrição

Visitas mediadas em Libras

6, 9, 16, 23 e 30/4, primeiro domingo do mês e quartas-feiras, às 15h

Ponto de encontro no Acolhimento, ao lado da bilheteria

Não é necessária inscrição

CINEMA NO MUSEU | Tava, a Casa de Pedra

O novo eixo temático Cinema no Museu, inaugura no sábado, 5/4, às 15h, com o filme Tava, a Casa de Pedra (2012), produzido pela ONG Vídeo nas Aldeias, fundada pelo indigenista Vincent Carelli. Para o debate, foram convidados a realizadora audiovisual Patrícia Ferreira Pará Yxapy e o cineasta Ariel Ortega Kuaray Poty, que assinam a direção do documentário.

O projeto prevê exibição de filmes e documentários brasileiros, seguidos de debates com convidados que participaram da produção das obras. A programação será semestral, com entrada gratuita, e proporcionará ao público a oportunidade de aprofundar a reflexão sobre filmes que dialogam com as histórias e os temas abordados na programação do Museu.

O filme apresenta diversas dimensões do pensamento indígena em torno das chamadas Ruínas das Missões Jesuíticas dos Guarani, reconhecidas como Patrimônio Mundial, Cultural e Natural pela Unesco em 1983, localizadas nos territórios brasileiro e argentino. O filme recupera o direito dos povos indígenas à autodeterminação, o poder de contar suas próprias histórias. A obra foi produzida no início do processo que culminou com o registro da Tava como lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani pelo IPHAN, título conquistado anos depois, em 2014.

Cinema no Museu

Sábado, 5 de abril, às 15h

Auditório do Museu do Ipiranga

Emissão de certificado de participação com carga horária de 4h
Inscrições antecipadas encerradas. Para participar, o público espontâneo pode concorrer a vagas remanescentes no dia do evento

Recursos de acessibilidade: Legenda e audiodescrição, no filme, e Libras para o debate

Debatedores convidados: Ariel Ortega Kuaray Poty e Patrícia Ferreira Pará Yxapy

Mediador: David Ribeiro

Dia de Gratuidade Shell

A mantenedora do Museu do Ipiranga oferece um dia com entrada gratuita aos visitantes para acesso a exposições em cartaz. A gratuidade especial acontece em 13/4, segundo domingo do mês de abril, entre 10h e 17h (última entrada às 16h). A retirada de ingressos neste dia deve ser feita diretamente na bilheteria.

ENCONTRO COM A PESQUISA| Pinturas em aquarela e guache de José Wasth Rodrigues: Materialidade, Técnica e Preservação

A ciência pode ser uma grande aliada dos museus na preservação e compreensão das obras de arte históricas, como defende a pesquisadora Isabela Ferreira Sodré na próxima edição do Ciclo. No evento, ela apresenta os principais resultados da investigação sobre as pinturas de brasões municipais pertencentes à Coleção José Wasth Rodrigues, sob a guarda do Museu Paulista da USP.

A pesquisa, financiada pela FAPESP, foi conduzida de forma transdisciplinar, empregando métodos físico-químicos para analisar a materialidade das obras, identificar os pigmentos utilizados pelo artista e diagnosticar eventuais processos de degradação. O estudo trouxe novas perspectivas sobre as técnicas de pintura em aquarela e guache aplicadas nesses trabalhos, além de contribuir para estratégias de conservação dessas peças.

Este evento faz parte do ciclo Encontro com a Pesquisa, uma iniciativa do Museu Paulista da USP para aproximar o público das investigações realizadas a partir de seus acervos. Ao longo de 2025, serão promovidos 12 encontros mensais, sempre aos sábados, trazendo novas perspectivas sobre história e cultura material.

Palestra presencial

26 de abril, sábado

14h às 18h

Carga horária: 4h

Auditório do Museu do Ipiranga

Inscrições gratuitas até 21/4 neste link.

Serviço:

Programação de Abril

Para participar das atividades, acesse a página de Eventos do site: Link

Acesso ao edifício monumento

O acesso ao edifício monumento, no qual estão abertas as exposições de longa duração, se dá por meio de ingressos vendidos no site ou diretamente na bilheteria.

Museu do Ipiranga

Endereço: Rua dos Patriotas, 100

Funcionamento: Terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h (última entrada às 16h). A bilheteria abre às 9h nos dias pagos e 10h nos dias de gratuidade.

Ingressos para as exposições de longa-duração: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

Gratuidades: Quartas-feiras e primeiro domingo do mês, além de entrada franca para públicos específicos. Confira mais informações: museudoipiranga.org.br/visite/

Transporte público: De metrô, há três estações da linha 2 (verde) próximas ao Museu, Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada), Santos-Imigrantes (25 minutos a pé) e Sacomã (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompeia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°.

Bicicletas: para quem usa bicicleta, há paraciclos disponíveis próximos aos portões da R. Xavier de Almeida e R. dos Patriotas.

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é uma das sedes do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, que também agrega o Museu Republicano de Itu. É um dos mais completos e modernos museus da América Latina, com 49 salas expositivas no edifício monumento, abrigando 11 exposições de longa duração que apresentam um panorama da História e da cultura material brasileira. São elas: Passados imaginados, Uma História do Brasil, Para entender o Museu, Casas e coisas, Mundos do trabalho, Territórios em disputa, Ciclo curatorial – coletar, Ciclo curatorial – catalogar, Ciclo curatorial – conservar, Ciclo curatorial – comunicar e A cidade vista de cima. O Museu também conta com uma sala expositiva no Piso Jardim pronta para receber exposições temporárias que articulam os conteúdos presentes no edifício monumento a temas da atualidade.

A acessibilidade é tema estratégico do Museu, que busca ser inclusivo para todas as esferas da sociedade. Os recursos acessíveis figuram em todos os pavimentos do edifício, integrados às exposições.

A gestão do Museu do Ipiranga é feita pela direção do Museu Paulista, com suporte da Fundação de Apoio ao Museu Paulista (FAAMP).

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Site | Instagram | Facebook | Linkedin

Patrocinadores e parceiros:

Mantenedor: Shell e Vale

Patrocinador Master: Itaú e Santander

Patrocínio Ouro: B3 e Comgas

Patrocínio Prata: Caterpillar, Goodyear, Zurich Seguros e Redecard

Empresas parceiras: Atlas Schindler, Banco Votorantim, Dimensional, Nortel, Porto Seguro, PWC, Sabesp, Singer e Smiles

Parceria de mídia: Estadão, Instituto Bandeirantes, JCDecaux, Revista Piauí e Uol.

(Com Rafaela Serra/Conteúdo Comunicação)