Um encontro surpreendente entre artes cênicas e visuais aguarda o público na exposição ‘Habitar o Imaginário’, de Adrianne Gallinari e Nado Rohrmann, na histórica cidade de Tiradentes (MG). O resultado da colaboração entre os dois artistas, promovida com apoio da Albuquerque Contemporânea, fica em cartaz no Centro Cultural Yves Alves de 11 de agosto a 3 de setembro.
Nesta collab, os artistas mineiros descortinam um mundo habitado por seres imaginários, cercados pela natureza e por “espaços inspirados naqueles que habitamos”. Em meio às obras, o encontro da arte cênica de Rohrmann com os desenhos e pinturas de Gallinari resulta em uma série de pantins (figuras planas, recortadas em madeira, pintadas e movimentadas por fios) e em um conjunto de livros de madeira que nos transportam para um universo fantástico e sensível.
O processo de criação começou a partir de desenhos feitos por Gallinari em Tiradentes, em 2022. Por sua vez, Rohrmann – que há 41 anos tem se dedicado ao teatro de sombras e marionetes – encarregou-se de interpretá-los e de fazer a transferência do papel para a madeira.
Para dar sonoridade ao charmoso ambiente, a compositora Rebecca Gallinaro utilizou a noção de silêncio e de movimento: observando as cores e os objetos da exposição, ela compôs duas músicas inspiradas nas obras de Erik Satie e de John Cage. Assim, por meio da sobreposição de imagens, sons e sutilezas, ‘Habitar o Imaginário’ propõe um diálogo entre forma, movimento e pintura, fazendo com que o espectador reflita sobre sua relação com o espaço que habita ou com aquele que sonha habitar.
Serviço:
Exposição Habitar o Imaginário
11/8 a 3/9
Dom a quarta: 9h às 17h
Quinta a sáb: 9h às 19h
Centro Cultural Yves Alves
Rua Direita, 168. Centro | Tiradentes-MG
Entrada franca.
(Fonte: Comunicação Ilimitada)