A artista visual Flávia Junqueira (São Paulo, Brasil, 1985) apresenta uma nova obra desenvolvida a partir de uma cenografia no Teatro Municipal Sabará, o segundo teatro mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço arquitetônico serviu como cenário para os clássicos balões de látex da artista, que reconstroem o universo lúdico da infância em seus trabalhos. Trata-se da segunda instalação que a artista realiza no estado de Minas Gerais. Recentemente, Flávia também produziu uma fotografia encenada na Casa de Ópera Municipal de Ouro Preto, considerada pelo Guinness Book o teatro mais antigo do Brasil.
Flávia Junqueira já realizou fotografias encenadas em 15 teatros considerados patrimônios históricos do Brasil. “Esse projeto representa mais uma fase de aprofundamento da minha pesquisa de catalogação e estou muito feliz pela oportunidade de registrar este local”, destaca a artista. O processo criativo para a concepção da obra dura, aproximadamente, entre seis e nove horas, abrangendo desde o estudo do espaço, desenhos de luz, colocação dos balões nos lugares desejados e a encenação das fotografias até a captação das vistas do teatro, do palco e da plateia.
Sobre Flavia Junqueira (Site | Instagram)
Nascida em São Paulo, Flávia Junqueira (38) tem o universo visual da infância e a construção de um imaginário sobre este período da vida como inspiração e ponto de partida das suas criações, nas quais cenas do real e fictício, o físico e o alegórico, o presente e o passado, o adulto e a criança se unem e se conectam. A artista usa da fotografia e da cenografia em espaços arquitetônicos ou abertos para criar uma atmosfera de fantasia que conversa com a realidade do ambiente. Os balões coloridos em suas obras são os protagonistas que sobem ao palco, seja ele qual for, na rua, no ar, na sala. Flávia Junqueira é representada pela Zipper Galeria no Brasil, pela Reiners Contemporary Art na Espanha, Unix Gallery em Nova York e pela Galeria VOSS na Alemanha, além da galeria Gilman Contemporary em Idaho, nos EUA.
(Fonte: Index – Estratégias de Comunicação)