Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Artista visual Marina Godoy celebra a memória e a vida na mostra ‘Vidas Imprevistas’ na Galeria Gare

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação.

A mostra Vidas Imprevistas, da artista visual Marina Godoy, abre no dia 30 de novembro de 2024 (sábado), das 11h às 17h, na Galeria Gare, na Vila Mariana, em São Paulo. Com curadoria e texto crítico de Agnaldo Farias, a exposição revela uma série de objetos aparentemente banais, encontrados em barracas das feirinhas de antiguidades, nos brechós e ressignificados e reconfigurados pela artista.

A artista remonta a vida e a memória (pessoal e coletiva) por meio de objetos coletados e reorganizados – numa operação artística um tanto surrealista, como os instrumentos de cirurgia do seu pai ou luvas que viram bolsas, altar remontado com tecidos nobres e uma gaiola que aprisiona uma espécie de lenço/vestido.

“Deter-se sobre os trabalhos de Marina Godoy, produzidos a partir de objetos renascidos do monturo do esquecimento, significa reencontrar a toalha bordada trazida de Portugal, um colar de pérolas falsas, leques e pedaços de saias cujas tramas finíssimas dotava-as de brilhos suaves, as rendas minuciosamente elaboradas, antigas heranças do ramo feminino da família, o variado conjunto de objetos que eram cuidadosamente acondicionados dentro de gavetas, como joias”, afirma o curador Agnaldo Farias em seu texto crítico.

Sobre a artista

Altar.

Marina Godoy nasceu, vive e mora em São Paulo/SP. Graduou-se em Comunicação Visual pelo Mackenzie e fez pós-graduação em Arteterapia no Sedes Sapienza. Seu trabalho com artes plásticas é bem amplo: faz trabalhos com arte têxtil, colagens e desenhos em papel, objetos e também pinturas em óleo e acrílico. Já participou de diversos cursos por muitos anos e teve aulas com Carlos Fajardo, Cássio Michalani, Sérgio Fingerman, Agnaldo Farias e Marcelo Salles.

Fez diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, algumas delas são: Museu da FAAP (2022), Casa Jasmin (2021), Biblioteca do Memorial da América Latina (2019), Galeria Barco / Bordados (2021), Museu A Casa (2018), Casa da Cultura PA (2016), Galeria Frei Confaloni GO (2001), Galeria Rosa Barbosa (2000), Estação Julio Prestes (1996), Paço Imperial RJ (1995), Museu de Arte Contemporânea: MAC (1994/1999 individual), Centro Cultural Maria Antonia (1992), Pinacoteca (1992), Museu de Arte Moderna: MAM (1992), Museu da Imagem e do Som: MIS (1991/1993), Universidade de São Paulo: FAU (1991), Paço das Artes (1990/1991/1995), Galeria Montessanti (1988) e Galeria Unidade 2 (1984) e nas solos na Casa das Rosas (2012) e na FAAP (1999).

Sobre o espaço

A Gare Cultural se propõe a ocupar o espaço do Polo de Arte e Cultura da Vila Mariana em São Paulo, incorporando em seu escopo a Gare – Escola de Artes Criativas e Design para todas as idades.

Noivado.

Em seu nome – Gare, que significa ‘estação’ – carrega essa alma de ser mesmo uma estação, de ser lugar de passagem e orientação sobre caminhos e opções, de abrir possibilidades, de promover encontros e propor trilhos para se seguir em frente, sempre tendo a linguagem das Artes como instrumento.

Tem o compromisso de ao tocar cada vida ter o cuidado e responsabilidade sobre o que afeta e sempre atenta para como essas trocas são feitas, sempre observando o crescimento de lado a lado.

Serviço:

Mostra Vidas Imprevistas de Marina Godoy

Curadoria e texto crítico: Agnaldo Farias

Visitação: 2 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025 | segunda a quinta-feira, 13h às 20h; sexta-feira, 13h à 19h e, sábado, 9h às 13h

Gratuito e livre

local: Galeria Gare – Rua Cubatão, 959 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Tel: (11) 97467-7176

e-mail: contato@garecultural.com.br

Site: https://www.garecultural.com.br/

Redes sociais:

Marina Godoy @marinagodoy_arte

Agnaldo Faria @agnaldo_farias

Galeria Gare @galeriagare.

(Com Erico Marmiroli/Marmiroli Comunicação)