Desde a última sexta-feira, 19 de agosto, você pode encontrar todos os episódios do BODEcast no Youtube. São dez episódios produzidos pela Rádio Jornal de Indaiatuba e apresentados por Antônio da Cunha Penna – fotógrafo e escritor, Eliana Belo Silva – historiadora e pedagoga e Marcos Kimura – jornalista. A primeira temporada termina com dez capítulos gravados e a segunda temporada já foi planejada.
BODEcast é um projeto que nasceu para contar histórias e memórias de Indaiatuba de maneira informal e lúdica. Quando Antonio da Cunha Penna foi convidado para participar do até então chamado podcast, ele perguntou “o que é bodecast?” A confusão gerou risadas e, mesmo o projeto tendo tomado o formato final de videocast, o nome BODEcast se adequou muito bem.
Primeiro, porque é uma iniciativa “caipira” de contar ‘causos’ de Indaiatuba, e bodes e cabras são típicos da pequena propriedade rural brasileira. Segundo, porque os caprinos têm servido como representação do povo ao longo da história brasileira, e de cara me vêm à memória a frase de Pinheiro Machado, o Fazedor de Presidentes da República Velha: “No Brasil, a política consiste em não deixar a onça com fome, nem o cabrito morrer”, que é atual até hoje. Sem falar na famosa buchada de bode, que virou sinônimo das coisas que o então Príncipe dos Sociólogos, Fernando Henrique Cardoso, teria que engolir se quisesse de tornar presidente da República.
Se o bom cabrito do ditado não berra, a intenção dos apresentadores é fazer exatamente o contrário: é contar fatos que ajudaram a criar a personalidade desta Indaiatuba, para o bem e para o mal, e que a fizeram se destacar em meio a seus vizinhos, tornando-a sinônimo de qualidade de vida e prosperidade em todo o País.
No Maranhão, quando alguém está mentindo, o povo diz “me compre um bode”. Pois pode “comprar” o BODEcast, o canal do Youtube sobre Indaiatuba, suas histórias e memórias, onde não tem lorota.
https://www.youtube.com/channel/UCDYIMu0wfgMRizaupWJRf9w.
(Fonte: Eliana Belo Silva)