Como parte das comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, a Temporada Cultural da China no Brasil chega a Campinas para encerrar a programação em grande estilo. O evento marca a apresentação inédita do Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China e do Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang em Campinas.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, afirma a importância desse intercâmbio cultural. “A Temporada Cultural da China no Brasil está sendo uma oportunidade única de fortalecer os laços entre nossos países, promovendo uma compreensão mais profunda das nossas culturas. Estamos muito felizes em trazer essas apresentações excepcionais para Campinas”.
O Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China apresenta o espetáculo ‘Cores da China: um Caleidoscópio Étnico’, que estará em cartaz no Teatro Gazeta no dia 19 de agosto às 19h no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A entrada é franca, mas os ingressos são limitados e podem ser reservados na plataforma Sympla.
O espetáculo reúne dança, canto e música instrumental, oferecendo um panorama da rica herança cultural chinesa. O Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China vem pela primeira vez ao Brasil. A companhia, fundada em 1953, destaca-se na promoção da diversidade cultural das minorias étnicas chinesas. Ganhadora de diversos prêmios nacionais e internacionais, já se apresentou em eventos culturais na ONU em Viena, Camboja, Itália e Rússia.
O espetáculo ‘Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China’, do Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang, encerra sua turnê no país com uma apresentação única no Teatro Municipal Castro Mendes, dia 21 de agosto, às 19h, com entrada gratuita e reservada pela Sympla.
A companhia é uma das mais renomadas da China e já se apresentou em 51 países. Com uma rica história de mais de 500 anos, destaca-se por suas melodias nítidas e performances teatrais emocionantes. Com coreografias enérgicas e instrumentos como suona e huihu, o espetáculo mescla trechos de peças tradicionais, música e a Dança do Dragão de 9 Segmentos, oferecendo uma experiência cultural repleta de folclore e melodias chinesas.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, através do ProAC; e do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), da Universidade Minzu do Noroeste da China e do Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com organização da Comissão Nacional de Assuntos Étnicos da China, da Embaixada da China no Brasil e do Consulado da China em São Paulo. Tem apoio da CPFL, Instituto CPFL, State Grid, Bank of China, Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.
Serviço:
Cores da China: Um Caleidoscópio Étnico, com o Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China
Data/horário: 19 de agosto de 2024 às 19h
Ingressos: Evento gratuito, com reservas via internet pela Sympla
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp – Rua Albert Sabin – Campinas/SP
Gênero: Dança
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão.
Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China, da Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang
Data/horário: 21 de agosto de 2024, às 19h
Local: Teatro Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP
Ingressos: Entrada franca, com ingressos emitidos pela plataforma Sympla
Gênero: Dança
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão.
OBS.: Para maior comodidade, é recomendável chegar uma hora antes, para retirar os ingressos no local.
Sobre o Ibrachina | Fundado em 2018 pelo advogado Dr. Thomas Law, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, Brics, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.
(Fonte: Agência Pub)