Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Campinas ganha espaço inspirado nas casas de jazz de New Orleans

Campinas, por Kleber Patricio

A cena musical campineira ganhou no final de 2018 um espaço dedicado àqueles que curtem boa música, gastronomia criativa e drinks diferenciados. Localizado no coração do Cambuí, o Alma Jazz Club diferencia-se pela cuidadosa seleção de artistas que se apresentam na casa, com a preocupação de contemplar os mais variados gêneros derivados do jazz, como o jazz standard, groove, soul, fusion, bossa, choro e música manouche (ou gipsy jazz), para animar as noites de quarta a sábado, além tardes de domingo, quando é possível curtir um delicioso brunch.

Sob o comando dos empresários Eduardo Matos, Thomas Morgan e Fernanda Negretti, o Alma Jazz Club foi inspirado nas vibrantes casas de jazz de New Orleans, reconhecidas por revelarem grandes nomes da música mundial. “Como a própria New Orleans, o jazz está em constante mudança, evoluindo para algo novo e excitante. O jazz está vivo. O mesmo aconteceu com nossas unidades do Alma, que foram se desdobrando e conquistando espaços diferentes na cena cultural de Campinas. Nosso objetivo é fazer o público sentir-se assim também”, conta Matos. “Queremos trazer o grande jazz para ser ouvido de maneira democrática e acessível. Há apresentações para todos os ouvidos, em praticamente todas as noites da semana”.

A própria decoração, criada pela arquiteta Eduarda Negretti, traduz ao longo de todo o ambiente a sensação de conforto e descontração, que são a marca registrada do Alma Jazz Club, assim como suas demais unidades (Alma Coliving, localizado também no Cambuí e Alma Grey Bowl, no Taquaral). “O estilo e a decoração do Alma Jazz Club seguem a linha de design do novo varejo, com foco na experiência e associação a valores familiares e acolhedores, utilizando materiais de garimpo e antiquários, sem deixar de lado o bom gosto e refinamento de ideias”, conta Matos.

Antes e durante as apresentações musicais, os clientes podem jantar, petiscar ou beber, escolhendo entre opções elaboradas pelo chef Leandro Souza, que também buscou na cozinha crioula de New Orleans a combinação de sabores e ingredientes das porções, pratos e sobremesas (há opções de café da manhã, brunch, almoço e jantar).

Os drinks do Alma Jazz Club ficam por conta de combinações surpreendentes do barman Daniel Claudiano, que destaca entre as suas criações as opções de Gins-Tônicas e Martinis.

Brunch do Alma Jazz Club

Um dos maiores diferenciais do Alma Jazz Club é oferecer uma estrutura de hospedagem para quem frequenta a casa. Pensando no público que vem de outras cidades e deseja consumir os drinks da casa sem a preocupação de dirigir, o Alma Jazz Club dispõe de uma estrutura-hostel que hospeda até 18 pessoas. “Queremos que as pessoas curtam a boa música que o Alma oferece, aproveitem os drinks do cardápio da casa e tenham a opção de beber com tranquilidade e não dirigir. Nossa ideia é aliar divertimento à segurança e tranquilidade”, comenta Matos.

Entre os nomes que já se apresentaram na casa, destacam-se Marcinho Eiras, Derico, Luciana Pires, Andre Marques, Marcel Bottaro, Marcelo Mariano, Rodrigo Digão Braz, Michel Pipoquinha e Marcos Balla.

Serviço:

Alma Jazz Club

Endereço: Rua Santo Antônio, 452, Cambuí, Campinas/SP

Telefone: (19) 3395-3700

Horário de funcionamento: quarta a sexta das 18 à 0h, sábado das 10h à 0h e domingo, das 10 às 17h

Wi-fi: cortesia

Cartões: todos, exceto Alelo e Sodexo

Estacionamento: valet no local (pago)

Couvert artístico: opcional

Valores da diária do hostel: R$69,90 sem café da manhã e R$70,90 com café da manhã

Siga o Alma Jazz Club no Instagram e acompanhe a programação: @almajazzclub.