Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Centro de Campinas volta a ter cinema com reabertura da sala Glauber Rocha no MIS

Campinas, por Kleber Patricio

Sessões de cinema do MIS são gratuitas e trazem filmes clássicos e premiados. Foto: divulgação.

O Centro de Campinas volta a ter uma sala de cinema. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por intermédio do MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas reabre, nesta quinta feira, 1º de setembro, às 19h30, a Sala de Cinema Glauber Rocha. Desde o fechamento do Cine Paradiso, Campinas não contava com salas fora de shopping centers.

“Embora já houvesse programação de cinema no MIS não havia uma sala específica preparada para este fim”, explica o chefe do MIS, Alexandre Sonego. Ele acrescenta: “Esse é um anseio da população e dos movimentos culturais e cinéfilos em ter acesso a essa sala de cinema”.

Alexandre Sonego explica que, após reformas e investimentos na infraestrutura, o Museu agora conta, em sua sede, com uma sala adequada para a sua programação voltada ao cineclubismo.

A Sala Glauber Rocha, localizada no térreo da sede do museu, o Palácio dos Azulejos, conta com 72 lugares, ar-condicionado, equipamentos de som, um novo projetor e teve toda sua parte elétrica refeita.

Desde a sua fundação, em 1975, o MIS tem cumprido sua função de ser um espaço público focado em difundir e preservar o acervo da memória audiovisual da cidade de Campinas. Os três principais eixos de seu projeto museológico são preservação, educação e participação social – estreita e definitivamente vinculados.

A programação de cinema do museu tem como Norte a gratuidade, a exibição de filmes de qualidade – clássicos, premiados, com temáticas relevantes e/ou produção regional, construída participativamente pelo usuário e os debates mantidos ao final das exibições, mantendo, assim, o caráter cineclubista que está no cerne do seu projeto museológico.

Serviço:

MIS Campinas

Rua Regente Feijó, 859, Centro

Telefone: 3733-8800.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)