O Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachela (Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompéia) está recebendo inscrições para nove oficinas culturais promovidas pela Secretaria de Cultura, que serão realizadas nos meses de março, abril e maio nos polos culturais da cidade. Os temas abordados são Foto Autoral, Foto Contemporânea, Fotodocumentário, Vídeo com Smartphones, Documentário de Arquivo, Oficina Teatro – Comédia na Prática, Oficina de Teatro Musical, Oficina de Improvisação (para todos os instrumentos) e Oficina de Literatura Escambaú.
As inscrições devem ser realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para se inscrever é necessário apresentar RG ou CNH e comprovante de endereço. A Secretaria de Cultura solicita ainda, para aqueles que puderem, a doação de uma lata de leite em pó, que serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade. Mais informações pelo telefone (19) 3894-1867.
Confira as informações completas das oficinas:
Oficina de teatro musical – com Caio Nunes, André Gabeh, Carla Martins e Alan Rezende
A oficina tem como objetivo agregar bailarinos (alunos), professores, coreógrafos e profissionais da área para a prática de aulas de dança, canto e interpretação, de modo a dar oportunidade aos inscritos de responder à demanda do mercado de trabalho que se abre atualmente no Brasil (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), cada vez mais ávido por profissionais realmente gabaritados para o universo de musicais. Além disso, visa desenvolver nos alunos a cultura dos musicais. Idade: a partir de 14 anos.
Roteiro/direção/criação/coreografia: Caio Nunes
Preparador vocal/ bases musicais: André Gabeh
Coreógrafos assistente/ensaiador: Carla Martins, Alan Rezende
Dias: 23, 24 e 25 de março
Local: Centro de Convenções Aydil Bonachela
Vagas: 40.
Foto autoral – com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi
O que é uma foto autoral? Como entender e utilizar do conceito artístico por trás de grandes nomes da fotografia e como compor para criar fotografias autorais. Para encontrar o lado autoral, é preciso ir além das técnicas; é preciso entrar em contato com os sentimentos subjetivos e tentar reproduzir, com uma imagem, toda a essência desse processo de interiorização do sujeito. Para isso é preciso explorar outras áreas artísticas e tentar sensibilizar o sujeito atrás da câmera para um olhar singular sobre determinado objeto fotográfico fugindo, às vezes, do lado comercial de uma imagem. Idade: a partir de 14 anos.
Dias 2, 9 e 16 de abril
Horário: 19h30 às 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Vagas: 20.
Foto contemporânea – com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi
Com a tecnologia, os dispositivos móveis e as redes sociais mudaram a fotografia e a forma de produzir conteúdo artístico relevante. A oficina visa discutir e ambientar a fotografia nesse aspecto, para colocar o fotógrafo dentro dessa nova posição em que Instagram, Facebook e outras redes entraram para a vida do cidadão moderno, constituindo uma nova forma de fazer fotografia – sem esquecer, claro, o papel da selfie dentro da fotografia contemporânea. Idade: a partir de 16 anos.
Dias 4, 11 e 18 de abril
Horário: 19h30 às 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Vagas: 20.
Fotodocumentário – com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi
Fotografia e documentário trabalhando juntos para documentar o real e discutir quais são os limites éticos de produzir uma foto ou filmar um documentário. Até onde se pode chegar na reprodução de uma imagem seja em movimento ou estática? Aqui a proposta é criar uma narrativa fotográfica documental. Idade: a partir de 16 anos.
Dias: 6, 13 e 20 de abril
Horário: 19h30 às 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Vagas: 20.
Vídeo com smartphones – com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi
O Youtube está se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e muitas vezes o que se encontra por lá são vídeos simples feitos com um smartphone. Queremos discutir como criar um conteúdo relevante usando apenas um smartphone e aparelhos simples e ainda assim ter uma presença virtual. Idade: a partir de 14 anos.
Dias: 3, 10 e 17 de abril
Horário: 19h30 às 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Vagas: 20.
Documentário de arquivo – com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi
O documentarista precisa, antes de qualquer coisa, se ambientar no tema pesquisado. A oficina vai fazer uso de fotografias e vídeos antigos para criar uma narrativa documentária. A ideia é trazer imagens de arquivo de Indaiatuba em diferentes momentos para que o aluno possa conhecer o processo de pesquisa e montagem de um documentário de arquivo dos alunos. Idade: a partir de 18 anos.
Dias: 5, 12 e 19 de abril
Horário: 19h30 as 21h
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Vagas: 20.
Oficina teatro – comédia na prática – com Roney Facchini
A oficina propõe um aprimoramento na arte de fazer a comédia, arte muito popular no teatro brasileiro, mas que, como foi constatado na última mostra de teatro do ano 2017, ainda é o segmento que mais precisa de elaboração, lapidação e conhecimento técnico para sua execução.
A oficina se destina a atores profissionais de teatro ou estudantes que comprovem sua escolaridade em alguma instituição de ensino de teatro credenciada, com idade mínima 18 anos. Ao final, os alunos montarão e apresentarão a peça O Falecido, de Antonio Rocoo e o fato de montar e assistir o mesmo trabalho feito por outra turma elabora sua interpretação e aciona positivamente o senso crítico em relação ao trabalho. A oficina de 38h de aula e prática comportará 12 participantes, que se dividirão em duas turmas.
Dias: de 2 a 7 e de 9 a 14 de abril (serão 12 aulas terminando com uma apresentação)
Horário: semana das 19h às 22h / sábados das 14h às 18h
Local: Novo Centro Cultural da Morada do Sol
Vagas: 12.
Oficina de improvisação (para todos os instrumentos) – com Nelson Faria
Ementa: Mini curso baseado no livro A arte da improvisação, de Nelson Faria
Conteúdo programático: Improvisação por centros tonais; Desenvolvimento de motivos; Escalas simétricas; Aplicações da escala pentatônica; Superposição de arpejos.
Pré requisitos: Conhecer o básico de leitura de cifras; saber executar a escala maior no instrumento; ter pelo menos um ano de contato com o instrumento. Idade: a partir de 16 anos.
Dias: de 7 a 11 de maio de 2018
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Vagas: 30.
Oficina de literatura escambaú – com Guilherme Salla
Escambaú é um intercâmbio e compartilhamento de experiências leitoras, uma dinâmica que mescla o funcionamento de um clube de leitura com uma curadoria compartilhada de leitores na seleção e apresentação de obras literárias. Em três encontros, às quintas-feiras, os participantes terão um panorama da literatura e da poesia, dos clássicos ao contemporâneo.
Programação: Encontro inaugural Abertura do Baú (5/4) e mais duas sessões de aproximadamente 2 horas (12/4 e 19/4), totalizando 3 encontros e 6 horas de atividade.
Público alvo: Estudantes, leitores, professores e público em geral
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Biblioteca do E.E. Dom José Camargo Barros
Vagas: 20.